Frango Xadrez

Frango Xadrez, feito no gimp Hoje foi um daqueles domingos culinários. Estava tranquilo depois de ter trabalhado um pouquinho (sim, no domingo!) e ainda não tinha comido nada o dia todo. Dia típico perfeito para me aventurar fazendo algo que nunca tinha feito: frango xadrez (imagem do frango ao lado editada no gimp).E vou dizer: Tava tão gostoso que tive o impulso de abrir um restaurante chinês e provocar a falência do china-in-box, mas me contive.

Então para que vocês, amigos e leitores ocasionais que procuram por sexo, big brother, mudar a cor do orkut e afins e acabam chegando no meu blog diariamente (eu me divirto com os logs das buscas que trazem pessoas aqui! Como me divirto! "família pelada?" "como fazer sexo?" "cataflan comprimidos" "fotos de meninas da ucrânia"?!?!?!?!?!) possam desfrutar do mesmo prazer gastronômico, a receita em detalhes quase pornográficos de como preparar frango xadrez.

Mas o negócio é o seguinte: Antes de eu comecar a pegar o jeito na cozinha eu ficava correndo atrás das receitas pra seguir e cheguei à conclusão que elas estão todas erradas. Vai na onda de quantidades dos ingredientes que nada dá certo! É muito mais importante o modo de preparar e sua experiência do que medidas. Eu aconselho aproveitar todas as oportunidades que você tiver de observar pessoas experientes cozinhando e pedir que elas te ajudem ou ensinem.

Ainda lembro claramente o dia em que minha mãe me disse quando eu era pequeno: "Filho, um dia você vai morar sozinho e você vai precisar saber se virar, vem aqui que a mamãe vai te ensinar a cozinhar e passar sua roupa". Eu , como todo bom filho responsável, atencioso e preocupado com o futuro respondi: "_Agora não mamãe, tou jogando videogame!".

Dá pra imaginar porque me lembro desse dia claramente...

Mas voltando ao assunto - meu frango xadrez:
Você vai precisar do seguinte:

  1. 3 pimentões, um de cada cor (verde, vermelho e amarelo, se você não sabe. Não... só tem essas cores mesmo)
  2. Uma cebola (média)
  3. 3 dentes de alho
  4. Shoyu
  5. Óleo de soja
  6. sal e pimenta do reino (eu gosto de substituir por pimenta calabresa, influência direta da minha mãe. Agora eu paro de jogar video-game e dou ouvidos a ela)
  7. Umas 2 rodelas de abacaxi
  8. Peito de Frango desossado
  9. Fécula de batata (ou maizena... sopa maggi de galinha também deve ficar "da hora")

Você vai fazer o seguinte:

Corte o peito de frango em cubinhos pequenos. Quanto vai depender de quanto você vai fazer... uns 500g de peito de frango devem dar pra umas 4 pessoas) tempere o peito de frango picado com o shoyu (umas 3 colheres de sopa), sal e pimenta. O tamanho do pimentão também é importante, 3 pimentões grandes é pimentão pacacete, devem dar pra uns 600g de frango picado, ou mais)
Amasse os dentes de alho com sal.

Corte os pimentões, a cebola e o abacaxi em cubos (não sei com certeza, mas meu palpite é que chama frango xadrez justamente por causa dos quadradinhos coloridos todos)
Pegue mais ou menos uma colher de fécula de batata e dissolva em um pouco de água.

Doure o alho em aproximadamente 3 colheres de óleo de soja (o suficiente pra não grudar a porcaria do frango no fundo da #$#@$@ da panela), e jogue o frango picado por cima, doure o frango e quando já estiver douradinho jogue os outros ingredientes todos, mexa de vez em quando, sempre em fogo baixo. Deixe os ingredientes cozinharem um pouco e soltarem seu suco, aí coloque a fécula de batata com água para engrossar um pouco o caldo.

Mexa sempre e vá usando seu olhômetro bem aferido para determinar se você está na direcão certa, você pode aproveitar para colocar mais água e shoyu se estiver ficando muito grosso, ou mais um pouquinho de fécula de batata se estiver muito ralo... tape a panela e volte de vez em quando pra mexer. É nessa hora que você descobre que 3 pimentões e uma cebola é coisa pacas.
Tape parcialmente a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até o cheiro do pimentão invadir a vizinhanca. Depois é só servir e comer feito um suíno desnutrido.

Você pode complementar com amendoim torrado sem casca antes de servir, ou ainda acrescentar moyashi (broto de feijão) na receita. Conselho: Shoyu é salgado pacas, então cuidado pra não exagerar no sal ao temperar o frango.
Receita testada e aprovada nos laboratório da macan exotic land & sea foods incorporated.

  24 comments for “Frango Xadrez

  1. Jac
    21/01/2007 at 22:16

    hahahaha

    que delícia hein! fiquei com vontade Maçan!!! ^^

    =D

    põe um pouquinho numa tapeware e traz pra mim!! hsauihsaiusa

    Beijos!!

  2. 21/01/2007 at 22:36

    Tá, e quando sai a receita de Petit Gateau?

  3. 22/01/2007 at 02:38

    Ei... na hora que olhei pela primeira vez não tinha o galináceo com modelito mesa de cantina italiana não. heheheheheh

  4. 22/01/2007 at 07:10

    Eu não vou fazer comentários, aliás, reclamação....de só fazer passar vontade...Como te disse né...branco, preto e amarelo...rs...

  5. Fernanda Alves Chaves
    22/01/2007 at 08:24

    Vai treinando a receita do bolo de cenoura com cobertura de chocolate, pois estou chegando na semana do carnaval e quero ser bem tratada.

  6. 22/01/2007 at 08:39

    Eu estava preparando um comentário infame que seguia a linha de raciocínio de o seu blog ter virado... bom, deixa pra lá. Melhor dizer que é bom saber que a srta. Fernanda escolhe a dedo as pessoas a quem ela avisa que vai vir a esta cidade de loucos, e visivelmente não sobrou um dedo pra mim. Humpft!

  7. 22/01/2007 at 10:33

    Jac: Hmmm... tarde, pelo horário do seu comment eu já tinha comido tudo sozinho =D

    Psycho1: No dia que eu postar sobre "cartela de bingo" ;)
    Psycho2: Eu fiz esse frango xadrez depois que o outro acabou heuahue (e depois de ter postado)

    Jana, eu te disse: 4992-7344 :P :P :P :D

    Fer: Vixe, preciso ligar pra minha mãe, o dela é imbatível :)

    Guilherme: Escrever aqui que eu estou "prostituindo" meu blog com anúncios do google só vai me trazer mais acessos ;)

  8. 22/01/2007 at 16:16

    E eu me enganei, existe uma quarta cor de pimentão: Laranja. Mas como laranja é uma mistura de vermelho e amarelo, não considero grave minha omissão heuahueheua.

    Pimentão em inglês é "bell pepper" ou "Capsicum" viva a wikipedia.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Capsicum1.jpg

  9. cris
    23/01/2007 at 16:50

    kkkkkkk.....Nao consegui resistir à tentação de comentar, pq: 1) cheguei aqui atraves da busca do google. (nao vou dizer o q tava procurando)... 2) comi frango xadrez no almoço (china in box, pq odeio cozinhar) e 3) minha mãe vivia me dizendo q precisava aprender me virar pra qdo morasse sozinha (não aprendi , mas descobri o delivery e as lavanderias ) enfim, haja coincidência!!!
    Amei o blog !!!

  10. 24/01/2007 at 10:51

    Será que é de praxe o dom de cozinhar do canceriano???
    Sabe que outro dia, logo na primeira visita à casa da sogra, fiz-lhe um macarrão de panela de pressão. Ela entrou com a receita, eu entrei com a mão-de-obra. Ficou encantada!
    Rhá!!! Dons que se perderam durante a evolução dos homens, quando estes transitaram de homo-sapiens-machus pra homo-sapiens-metrosexualis

  11. 24/01/2007 at 11:06

    Oi Cris, obrigado! Apareça sempre por aqui :D

    Ei decko, believe me. Cozinhar traz muitas vantagens :D

  12. 24/01/2007 at 13:11

    Como assim "cartela de bingo"? É alguma insinuação?

    (ref: http://psychopenguin.org/2007/01/dj-nao-fala-ou-deveria-ficar-calado-enquanto-toca/#comment-5117)

  13. Chico
    01/02/2007 at 21:30

    Eduardo,

    Foi através do Google procurando explicitamente por uma receita de Frango Xadrez que achei o seu Blog. Nao tenho o costume de ler e nem procurar por blogs, mas o seu me agradou! Agora vou tentar a sua receita! Achei a dica do Gimp muito boa tbem!

  14. 01/02/2007 at 21:54

    Ei chico. muito obrigado!!! Logo logo vou colocar minha receita de Pesto aqui :D
    Valeu mesmo pela visita e pelo comentário! É sempre legal ver que a gente foi útil para alguém, é um baita orgulho para este editor sem maiores pretensões :D

  15. Miriam Nancy
    15/07/2007 at 22:23

    Eduardo, talvez você saiba disto, mas como experiente dona de casa, mãe de 3 filhos e 12 irmãos, sempre cozinhando às pressas para visitas inesperadas, não entendia pq minha maionese, tão elogiada quando feita às pressas, não ficava gostosa qdo fazia com antecedência. Pensava: qdo queimo as maõs descascando batata quente, fica boa, que droga! Então li num velho livro de receitas que a batata tem que ser temperada enquanto quente, pois depois emborracha. E mais: fica muito mais saborosa qdo cozida com casca, após ser bem lavada. Então, caso queira experimentar, faça saladas com batatas temperando-as com azeite, ou maionese, ou alho e óleo, mas lembre-se de descascá-las enquanto ferventes e jogá-las no molho já preparado. Nem sei se você gosta disso mas estou procurando o filme australiano "Till there was you" para presentear meu irmão caçula, com legenda ou traduzido, e todas as vezes encontro seu blog, por causa da música que vc canta para o filho. Hoje não resisti e dei uma lidinha rápida. Um abraço e tudo de bom. Segundo a Logosofia, a tristeza, a melancolia e a preguiça são males que têm que ser combatidos com vigor, da mesma forma que vc rejeita a desonestidade, a mediocridade e avidez dos nossos governantes, pois tratam-se de energias extremamente negativas. Não podemos permitir que essas idéias avancem pq acabam tomando corpo e forma definitivos, como a depressão, que nada mais é o corpo de idéias tristes e melancólicas. Desculpe a invasão e um abraço.

  16. armadrilo
    26/09/2007 at 13:05

    Eu não sei se o seu frango fica bom, mas a sua forma engraçada de passar a receita ficou muito boa.
    Não sei nada de internet e computadores e esta é a primeira vêz que faco isto, espero que de certo e meu comentário chegue até vc.
    Abraços

  17. 18/06/2008 at 20:40

    vou tentar fazer o frango xadrez,gostei muito do jeito que vc explicou,vamos ver se vai ficar bom,kkkkk.bjs

  18. Alê!
    29/04/2009 at 18:07

    Bom... realmente cheguei aqui pesquisando a receita no google.... hehehehehehe
    E as ereceitas mudam mesmo.. Ví com amendoim, cenoura e até gengibre.. mas fiz a básica mesmo e do meu jeito no olhômetro......
    As dicvas de mãe são eternas.. rsrsrs Mas eu cozinho melhor que a minha mãe, porque ela odeia isso..... heheheheheh.... Ae eu cozinhoe ela arruma meu quarto... porque eu odeio isso.. hehehe
    Valeu pelas dicas....Ficou bom pacas!

    • 29/04/2009 at 18:13

      Hehehehe, legal! Eu preciso publicar outras experiências pseudocientíficas receitas que experimentei, fiz um frango com quiabo que ficou ótimo um dia desses :)

      Obrigado e apareça sempre por aqui! :)

  19. 29/04/2009 at 18:51

    Frango com quiabo! Que orgulho para a sua nutricionista! ^^

  20. Yara
    27/03/2010 at 22:16

    Cheguei ao post porque tava procurando como aumentar os rendimentos da minha poupança.
    Brincadeira, só queria uma receitinha fácil de frango xadrez, mas acho que vou ficar com a da Ana Maria Braga mesmo. :P
    Não tenho muita intimidade com a cozinha (se bem que já conhecia as 3 cores de pimentão - essa 4ª aí não vale), mas tô tentando salvar meu casamento! kkkkkkkkk
    Gostei do bom humor!

  21. Luciana
    14/03/2011 at 21:01

    Curti PACAS!

  22. Edi
    19/08/2011 at 12:27

    Oi Eduardo, realmente procurando receita de frango xadrez no google, te achei.
    Concordo com vc sobre prestar atenção e fazer no estinto, é assim comigo e dizem que sou boa na cozinha. Só queria te dar um toque: existe pimentão roxo.
    Aliás, eu nunca vi o laranja, mas já vi os 3 básicos e o roxo. No mais, cozinhar é uma arte, um esporte, uma paixão, coisa assim. Parabéns por ter descoberto esse prazer.

    • eduardomacan
      26/08/2011 at 11:07

      Heheheheh, obrigado pelo comentário :)

      Preciso retomar minhas aventuras na cozinha, faz tempo que não faço nada! :)

Comente de volta!