Novela 2.0

Post republicado do blog de ciência e tecnologia do band (onde sou editor)

Segundo esta nota do IDG Now, a próxima novela das 8 da globo "Caminho das índias" (estréia em janeiro/09) terá um personagem blogueiro que registrará em um blog suas impressões sobre o Brasil. A novela, além de ter um blog próprio sobre seus bastidores, parece procurar estabelecer contato direto com seu público através da internet.

Não falam nada sobre direcionar a trama segundo a opinião dos telespectadores através da internet,  que seria uma experiência que eu gostaria de observar, mesmo não assistindo novelas (sequer tenho televisão em casa).

Cigano Ígor - divulgaçãoMas me lembro que a Glória Perez (a mesma autora desta) em 1996 foi a primeira a falar de internet para populares,concomitantemente à regulamentação da operação comercial de internet no Brasil. Foi quando os amigos do meu pai passaram a entender o que eu fazia na Unicamp. Hoje todo mundo tem alguma noção do que é internetworking e para que serve, mas em 1996 eu era considerado (ainda mais) maluco.

O engraçado é que a internet mostrada pela novela de 1996 era praticamente ficção científica.  Enquanto mensagens instantâneas de texto ainda eram novidade (e o ICQ, da mirabilis a plataforma mais popular), na novela os personagens se comunicavam em tempo real com áudio e vídeo, o que só se tornou viável com a popularização da internet em Banda Larga e de serviços como Skype e MSN praticamente uma década mais tarde.

Falam muito sobre inclusão digital, iniciativas de governo, regulamentação, mas esquecem que um dos grandes heróis da popularização da internet no Brasil foi o cigano Igor (na foto). O que acontecerá quando blogs passarem a fazer parte do dia-a-dia do cidadão comum, consumidor de novelas?

A seguir, cenas do próximo capítulo...

  3 comments for “Novela 2.0

  1. 12/12/2008 at 13:19

    Ehauahauahua... depois vem me dizer que não assistia novelas! Vamos, confessa que vc torcia para o cigano bonitão (e sem expressão alguma!rsrs) ficar com a Dara!

    ehauhauahau :P

  2. 12/12/2008 at 15:39

    Não, não torcia. Só disse que ele foi um ícone da popularização da internet no brasil. :P

  3. 12/12/2008 at 22:26

    Ok, eu entendi a mensagem principal.
    O comentário foi apenas a sugestão de possíveis mensagens "subliminares", rsrs.

    :P

Comente de volta!