2010 – retrospectiva pessoal

Fogos de artifício
Feliz ano novo!

E hoje é o último dia de 2010. Este foi um ano de mudanças. Finalmente a proa do meu barquinho começa a apontar para onde eu sempre quis ir, mas como diz o ditado: “não se pode fazer omelete sem quebrar alguns ovos”.

Em 2010 eu:

Concluí meu MBA

Então agora tenho uma pós lato sensu em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Este MBA era fruto do meu desejo de marcar meu currículo com uma titulação que validasse a minha experiência gerencial prática, que já viria a completar 10 anos. As aulas acabaram em 2009, mas a confecção e entrega do Trabalho de Conclusão tomou praticamente o primeiro quarto de 2010, deu muito mais trabalho do que eu esperava e acabou me obrigando a postergar minha entrada no mestrado em Computação. Meu TCC analisou a situação da comunicação em uma instituição de ensino e propôs ações à luz das melhores práticas sob a ótica das Comunidades de Práticas, da Gestão de Projetos, e das ferramentas modernas de comunicação. Fiz com o mesmo carinho e devoção dos dez anos anteriores de trabalho.

Fiz o Módulo Internacional do MBA na California, em Irvine

Em julho, participei do módulo internacional do MBA oferecido pela Strong/FGV e pela Universidade da California, Irvine. Foi uma experiência e tanto, passar quinze dias vivendo dentro da UC Irvine, experimentando (mesmo que superficialmente) a vida de uma universidade americana, os dormitórios, o restaurante, a vida no Campus. Só me fez ter mais vontade de não abandonar o sonho antigo de ter um “degree” internacional. Um Doutorado? Um PosDoc? Seria o máximo. Vejamos onde os próximos anos me levam e o que serei capaz de fazer neles… idéia adormecida, sonho… de vez em quando volta. Enfim, por enquanto tenho um certificado internacional de “Business and Project Management for International Professionals” e estou contente.

Saí do Colégio Bandeirantes

Decisão dolorosa, afinal, o Colégio Bandeirantes não é uma “escolinha qualquer”. Quando eu fui contratado em 1999, tínhamos um parque de máquinas bem similar ao que eu administrava na Unicamp, enquanto estagiário do CENAPAD-SP: IBM Risc, AIX, um range de IP “Classe C” todinho meu. Embora fosse um ambiente difícil, avesso à mudanças e “modernidades” (levei 3 anos para conseguir convencer a instituição a investir em Blogs, usando WordPress, Linux, então?) sempre foi um ambiente que respeitei e que me respeitou. Nos últimos 2 anos tive o privilégio de conviver um pouco mais de perto com o diretor presidente, que me apoiou, incentivou e me ensinou muito. Serei eternamente grato e estarei sempre disposto a ajudar no que for solicitado. O Band sempre foi uma das minhas certezas durante águas turbulentas e sou muito grato.

Mas o tempo passa e as empresas e pessoas por vezes tomam rumos diferentes. Ficou claro que era hora de vencer a zona de conforto e buscar o que eu realmente queria para mim. Trabalhamos por dinheiro, é verdade. Mas não trabalhamos SÓ por dinheiro, não é mesmo? Tenho pena daqueles que se conformam apegados ao salário que recebem, ou buscam um serviço público qualquer só pra ter emprego vitalício garantido. Quando esta situação é imposta, é beirar a escravidão. Um tipo legalizado e sádico de escravidão a que muitos estão submetidos e do qual não conseguem se libertar, infelizmente para eles.

Entrei no Apontador

E falando em rumos, o Apontador foi minha nova direção. Encontrei uma empresa dinâmica, veloz, atenta ao que há de mais novo (ou nem ainda existe) em tecnologia. Lider em seu mercado, parte fundamental em muitos serviços da internet brasileira através de suas propriedades, das de seus parceiros e das de seus clientes.

Embora meu interesse por administração de empresas tenha crescido muito nos últimos anos, a paixão pela tecnologia não foi substituída e lá tenho certeza que serei capaz de aplicar minha pesquisa independente ao desenvolvimento do mercado. Meu “Dream Job”: trazer o mundo acadêmico para perto do mercado Brasileiro e vice-versa. É algo com que sempre quis atuar e agora estou na posição perfeita para fazer esta ponte

Em Junho de 2010 passei a ser seu Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e conquistei 130 novos amigos (e crescendo), não tenho como dizer o quanto estou satisfeito em fazer parte dessa turma e o que me sinto à vontade como se já fossem anos, e não meses ali dentro.

Pontes para 2011:

Fiquei Noivo

Durante a minha viagem aos EUA, comprei minhas alianças e Andressa e eu ficamos noivos. Depois descobri que a gente só está “noivo” quando tem uma data marcada e estamos trabalhando nisso, deve ficar para o fim de 2011 ou início de 2012. Casar dá mais trabalho do que eu imaginava.

Andressa passou no mestrado na USP

Minha noiva agora é mestranda da Faculdade de Saúde Pública da USP e isso vai fazer com que a gente more mais pertinho, já que ela vai ter que se mudar (finalmente!) de Vitória pra São Paulo. Chega de namorar à distância! 🙂

Finalmente vou iniciar meu mestrado

Agora o caminho está finalmente livre para o meu mestrado em Ciências da Computação. Eu sempre quis fazer mestrado e doutorado, esperei o momento adequado e finalmente chegou.

Não consigo entender pessoas que separam interesse acadêmico e mercado. Não é porque quero ter mestrado e doutorado na área em que me formei que preciso necessariamente ser professor, ou pesquisador tempo integral. Eu posso estar na indústria e ter doutorado, por que não? Não significa tampouco abandonar meu interesse pela administração. De onde observo, só vejo maneiras em como isso pode ampliar horizontes e experiências. Meu primeiro passo é estruturar meu mestrado no IME (USP) para o segundo semestre. Com um pouco de sorte consigo ir adiantando as coisas como aluno especial, em março saberei 🙂



Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “2010 – retrospectiva pessoal”

  1. Avatar de Jana

    My Friend! Du!! Cacild´s, nem pergunta do meu que me perco…rs.. mas, realizando sonhos, vi que meu caminho, lendo no final, é mais ou menos ali, o lecionar, gosto e sigo, esse ano, já não mais o dinheiro, diminuí, pois precisamos valorizar o prazer do que fazemos! Então, para lecionar com mais vontade, aplicar as idéias, diminui aulas… e estudar, isso SEMPRE!
    Saudadonaaaa…..

  2. Avatar de yelena
    yelena

    Parabéns pelo ano de 2010 e desejo que este ano também seja pleno de realizações.__Por outro lado, relato que somente agora vi o artigo Gestão de Projetos: uma viagem à Itália, visitei, então, o seu blog e me surpreendi, já que desconhecia 95% dos assuntos abordados.__Na verdade, eu estava tranquilamente navegando pela internet, buscando inspiração para montar o meu plano de férias, pois eu e meu esposo pretendemos viajar em março.__Quando me deparei com seu “plano de vôo”, o mais bem estruturado e fundamentado em técnicas que sequer tinha ouvido falar.__Parabéns! Espero que tenha conseguido executá-lo, visto que não consegui visualizar o desdobramento dele.__Por tal razão, indago sobre a possibilidade de envio do seu plano de viagem e de quaisquer outras indicações de pesquisa para pessoas leigas em gestão e em informática.__Atenciosamente grata__Yélena__

  3. Avatar de Carlos Massam
    Carlos Massam

    Parabens para você e para Andressa… e que em 2011 vcs tenham muito sucesso.

  4. Avatar de ldemari
    ldemari

    Que 2011 seja cheio de realizações e muito sucesso!!

  5. Avatar de Fabio Brito - @psychopenguin

    É isso aí cara! Que venha 2011! Abraços!

Comente de volta!