A sabedoria (que vem) dos rótulos

Hoje resolvi me dar um presentinho e comprei uma fatia de queijo Brie. Nacional mesmo, uma fração de 125g da Polenghi. Ávido pela leitura que sou, fui ler o rótulo do produto:

Queijo Tipo Brie

Eleito o rei dos queijos, o Brie é um produto de origem francesa, de crosta branca, cujo sabor e textura se modificam de acordo com sua maturação. Para um sabor mais suave e textura macia, escolha um Brie Polenghi com até 30 dias de maturação. Se desejar um sabor apurado e textura cremosa, é indicado um queijo com mais de 30 dias. Recomenda-se retirar o produto da geladeira 30 minutos antes de degustá-lo acompanhado por vinho tinto. Após aberto, conserve-o em geladeira na embalagem original.

Como gosto muito de saber mais sobre as coisas que consumo e Brie (apesar de ter entrado rápido na minha lista de preferências) ainda é meio que uma novidade pra mim, fui pesquisar na internet e caí no seguinte artigo da Wikipedia em português:

De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.

Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido. O acompanhamento sugerido é um bom vinho tinto.

Similar demais, não? Quem teria copiado quem? Se fosse na wikipedia em inglês, eu apostaria que o produto tinha copiado o artigo da wikipedia, sendo na versão brasileira, acho que o artigo (esboço, na verdade) deve ter sido adaptado do rótulo do Brie Polenghi… ou será que é preconceito meu? Ou será que é apenas a mudança de hemisfério que sempre inverte as coisas?

Bem, contra a Polenghi conta que não havia informação de maturação do queijo em lugar algum do rótulo, talvez nas peças inteiras…


Publicado

em

, ,

por

Comentários

3 respostas para “A sabedoria (que vem) dos rótulos”

  1. Avatar de Jana

    Não fala assim..rs.. to sempre no seu blog né..rs..!!! E só to achando parece que os segundo sumiram, e o tempo tá voando…

  2. Avatar de Eduardo Maçan

    Uia, apareceu a desaparecida!

  3. Avatar de Jana

    Queijo é tentação… não falta nem no meu almoço..rs..!!!

Comente de volta!