Latinoware 2010

Latinoware banner

Latinoware 2010 10 a 12 de novembro

Hoje vou para a Latinoware 2010, onde apresentarei duas palestras:

  • 11/11 16:00 Produção Musical Com Software Livre
  • 12/11 14:00 Aplicações Georreferenciadas com MongoDB

Produção musical com Software Livre

Apresentação mais solicitada de todas, a ponto de eu geralmente pedir pra incluir uma outra nos eventos em que me pedem para fazê-la, ou passarei minha vida no software livre só produzindo música (não que não soe como uma boa idéia).

Esta apresentação é composta de duas partes: uma introdução teórica para que as pessoas saibam o vocabulário mínimo e um histórico rápido da evolução do software livre (e do kernel linux) no suporte às tecnologias relacionadas à música (MIDI, síntese, OSS, Alsa, Real Time…).

Na segunda parte, demonstro na prática alguns programas selecionados para que as pessoas possam experimentar produzir sua própria música. Dada a evolução do lmms, esse tem sido meu programa de escolha. E o zynaddsubfx como meu sintetizador preferido.

Para ter um gostinho, veja o que aconteceu no Latinoware 2009

(nossa, como eu engordei em um ano!)

P.S. Eu mudo a apresentação a cada exibição no mesmo evento, pra não ficar na mesmice, isso dá um trabalho… :)

Aplicações georreferenciadas com MongoDB

Muito se tem falado sobre bases NoSQL ultimamente, opiniões diversas condenando e aplaudindo a mesma razão: a não estruturação dos dados. O fato é que bases NoSQL vieram para ficar e têm sua utilidade e praticidade, ou não teríamos casos de sucesso como o Foursquare, que utiliza MongoDB.

Esta palestra visa apresentar um pouco de MongoDB e seus conceitos básicos (databases, collections, etc…), apresentar um tutorial prático de como se conectar e fazer consultas em linha de comando, python e php.

Finalmente, os índices e consultas geográficas serão apresentados, bem como alguns exemplos de utilização e a Apontador API, que poderá ser combinada com sua aplicação para enriquecer ainda mais seu conteúdo georreferenciado.

Clique aqui e veja a programação completa do evento

Comente de volta!