Frango Xadrez

Frango Xadrez, feito no gimp Hoje foi um daqueles domingos culinários. Estava tranquilo depois de ter trabalhado um pouquinho (sim, no domingo!) e ainda não tinha comido nada o dia todo. Dia típico perfeito para me aventurar fazendo algo que nunca tinha feito: frango xadrez (imagem do frango ao lado editada no gimp).E vou dizer: Tava tão gostoso que tive o impulso de abrir um restaurante chinês e provocar a falência do china-in-box, mas me contive.

Então para que vocês, amigos e leitores ocasionais que procuram por sexo, big brother, mudar a cor do orkut e afins e acabam chegando no meu blog diariamente (eu me divirto com os logs das buscas que trazem pessoas aqui! Como me divirto! "família pelada?" "como fazer sexo?" "cataflan comprimidos" "fotos de meninas da ucrânia"?!?!?!?!?!) possam desfrutar do mesmo prazer gastronômico, a receita em detalhes quase pornográficos de como preparar frango xadrez.

Mas o negócio é o seguinte: Antes de eu comecar a pegar o jeito na cozinha eu ficava correndo atrás das receitas pra seguir e cheguei à conclusão que elas estão todas erradas. Vai na onda de quantidades dos ingredientes que nada dá certo! É muito mais importante o modo de preparar e sua experiência do que medidas. Eu aconselho aproveitar todas as oportunidades que você tiver de observar pessoas experientes cozinhando e pedir que elas te ajudem ou ensinem.

Ainda lembro claramente o dia em que minha mãe me disse quando eu era pequeno: "Filho, um dia você vai morar sozinho e você vai precisar saber se virar, vem aqui que a mamãe vai te ensinar a cozinhar e passar sua roupa". Eu , como todo bom filho responsável, atencioso e preocupado com o futuro respondi: "_Agora não mamãe, tou jogando videogame!".

Dá pra imaginar porque me lembro desse dia claramente...

Mas voltando ao assunto - meu frango xadrez:
Você vai precisar do seguinte:

  1. 3 pimentões, um de cada cor (verde, vermelho e amarelo, se você não sabe. Não... só tem essas cores mesmo)
  2. Uma cebola (média)
  3. 3 dentes de alho
  4. Shoyu
  5. Óleo de soja
  6. sal e pimenta do reino (eu gosto de substituir por pimenta calabresa, influência direta da minha mãe. Agora eu paro de jogar video-game e dou ouvidos a ela)
  7. Umas 2 rodelas de abacaxi
  8. Peito de Frango desossado
  9. Fécula de batata (ou maizena... sopa maggi de galinha também deve ficar "da hora")

Você vai fazer o seguinte:

Corte o peito de frango em cubinhos pequenos. Quanto vai depender de quanto você vai fazer... uns 500g de peito de frango devem dar pra umas 4 pessoas) tempere o peito de frango picado com o shoyu (umas 3 colheres de sopa), sal e pimenta. O tamanho do pimentão também é importante, 3 pimentões grandes é pimentão pacacete, devem dar pra uns 600g de frango picado, ou mais)
Amasse os dentes de alho com sal.

Corte os pimentões, a cebola e o abacaxi em cubos (não sei com certeza, mas meu palpite é que chama frango xadrez justamente por causa dos quadradinhos coloridos todos)
Pegue mais ou menos uma colher de fécula de batata e dissolva em um pouco de água.

Doure o alho em aproximadamente 3 colheres de óleo de soja (o suficiente pra não grudar a porcaria do frango no fundo da #$#@[email protected] da panela), e jogue o frango picado por cima, doure o frango e quando já estiver douradinho jogue os outros ingredientes todos, mexa de vez em quando, sempre em fogo baixo. Deixe os ingredientes cozinharem um pouco e soltarem seu suco, aí coloque a fécula de batata com água para engrossar um pouco o caldo.

Mexa sempre e vá usando seu olhômetro bem aferido para determinar se você está na direcão certa, você pode aproveitar para colocar mais água e shoyu se estiver ficando muito grosso, ou mais um pouquinho de fécula de batata se estiver muito ralo... tape a panela e volte de vez em quando pra mexer. É nessa hora que você descobre que 3 pimentões e uma cebola é coisa pacas.
Tape parcialmente a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até o cheiro do pimentão invadir a vizinhanca. Depois é só servir e comer feito um suíno desnutrido.

Você pode complementar com amendoim torrado sem casca antes de servir, ou ainda acrescentar moyashi (broto de feijão) na receita. Conselho: Shoyu é salgado pacas, então cuidado pra não exagerar no sal ao temperar o frango.
Receita testada e aprovada nos laboratório da macan exotic land & sea foods incorporated.

  24 comments for “Frango Xadrez

Comente de volta!