Bastantes erros

Tá, eu não sou nenhum Rui Barbosa e cometo meus erros de português, mas eu os odeio. Odeio! Odeio tanto que se tem algo que me faz feliz é que alguém me aponte um deles.

Se não bastasse odiar meus próprios erros, eu também odeio os dos outros. Como nem todo mundo fica tão feliz quanto eu ao ter um erro apontado,  vou explicar  para o maior número de pessoas e com a linguagem mais clara (embora tecnicamente vaga e imprecisa) possível:

BASTANTE tem plural!!!!

Bastante vem de "bastar" e significa "ser suficiente". Se você tem 2 amiguinhos no orkut são poucos amiguinhos. Mas se você tem 900 amiguinhos talvez você esteja satisfeito e possa dizer: "Eu já tenho bastantes amiguinhos, não preciso de mais 99". Porque nesse caso, 900 amigos bastam, não?

Não vai pro plural quando você diz algo como: "Nós trabalhamos bastante ", da mesma forma como você não diz: "nós trabalhamos muitos".

Basta procurar por concordância nominal no google, não dói. E eu não estou sendo pedante, eu sei que eu cometo bastantes erros e assumo: eu erro bastante.

  12 comments for “Bastantes erros

Comente de volta!