Deus ajuda quem seu madruga

Passei uma madrugada toda trabalhando, reconfigurando switches. Meu trabalho abriu espaço para um salto de qualidade e confiabilidade de serviço, mas claro, ninguém nota, afinal sou dos que trabalham pra não ser visto.

Pra quem não é da área, switches são os equipamentos que criam a "rede" e cuidam de transportar informação entre computadores próximos. Dificilmente você tem um em casa, mas no trabalho ou na escola é muito provável. São aquelas caixas cinza-azuladas onde se lê "cisco" ou branco gelo onde se lê "3com". Ficam escondidas nos cantos de forma a chamar menos atenção pra si, dentro de caixinhas com portas de vidro cheias de cabos azuis e luzinhas piscando de forma caótica.

Geralmente quando alguém tem que abrir essas portinhas de vidro e mexer nessas caixinhas com luzinhas tem um monte de outras pessoas (você inclusive) de mau humor porque não conseguem transferir aquele arquivo importante pro chefe (na verdade você quer ver é aquele vídeo da daniella cicarelli que eu sei, ou então está esperando o e-mail que teu amigo te mandou com a senha do globo.com para ver o big brother brasil 7 - por sinal, quem quiser uma senha do globo.com pra ver o big brother clique aqui )

Eu sou uma dessas pessoas que vêm e abrem essas portinhas. Essas pessoas que sabem que têm um trabalho importante e de muita responsabilidade nas mãos e que só são percebidas quando algo dá errado.

Pessoas que no meio do almoço de família, ou de madrugada numa casa noturna recebem pedidos de socorro via SMS enviados por máquinas que precisam ser cuidadas 24h por dia, como bebês doentes. Tudo isso para que outras pessoas possam ver seus vídeos no youtube com a maior eficiência possível, bater papo via msn com "aquele menino fofo" que você conheceu no orkut na comunidade do RBD... Ah sim, e trabalhar e estudar, claro.

Então, faça um favor, e na próxima vez que algo funcionar como você espera lembre-se daquela horda que trabalha o máximo pra não ser notada. Quando não funcionar como você espera, não seja impaciente ou grosso até porque quem está lidando com o problema vai achar sua atitude ridícula. Você não faz a menor idéia do tamanho da encrenca envolvida ali.

Embora pareça uma reclamação, esse post não é. Eu estou é explodindo de satisfação pessoal pelo que fiz até as 4h da manhã, pelo fato de tudo ter ficado perfeito e ninguém ter notado uma diferença mínima que fosse. Apesar de eu ter praticamente desmontado e remontado toda a lógica de infraestrutura do lugar onde eu trabalho, sem uma falhazinha mínima sequer.
O estranho é ter feito tanto e não ter como explicar pras pessoas o porquê de estar tão contente em ter passado uma noite em claro trabalhando...

É como diz o orkut: Bad, bad server. No donut for you 😛

  13 comments for “Deus ajuda quem seu madruga

Comente de volta!