Tornar-se Plataforma

O que é uma plataforma? O que é plataformização? Pra que serve? Quando uma empresa percebe (ou deveria) que precisa deixar de ser/ter um produto único? Como se preparar para evoluir para um ecossistema de produtos? São alguns tópicos que me propus comentar nesta apresentação do TDC que fiz no ano passado e que posso finalmente compartilhar 🙂

Tenho trabalhado em plataformas de altíssima demanda nos últimos 10 anos, passei pela lendária Plataforma Alexandria na Editora Abril, reestruturei os componentes de Identidade da plataforma da Globo para viabilizar um “Big Brother Logado” e continuo avançando neste tema na Engenharia da Plataforma Core e dos produtos Verticais da OLX…

Essas experiências me trouxeram alguns insights que considero “generalizáveis” para qualquer empresa digital em crescimento acelerado e a intenção dessa apresentação foi justamente introduzir estes conceitos, compartilhar algumas hipóteses que formulei ao longo dos anos e dar alguns pontos de partida para aprendizado e discussão sobre o tema.

Embora o viés seja mais “tech”, tentei colocar algo das disciplinas de produto, negócios e engenharia nela, então todos estão convidados a ver e comentar 🙂

Falamos sobre Team Topologies, Domain Driven Design, Lei de Conway / Manobra Reversa de Conway, Empoderamento de Times, priorização de Produto… foi uma das apresentações que mais gostei de fazer nos últimos tempos 😀

De brinde apresento minha pequena contribuição pra comunidade com um “processo expresso” de mapeamento de domínios, que em algum momento devo detalhar num artigo no Medium da OLX 🙂


Publicado

em

por

Tags: