A linguagem na internet na linguagem

Mais um artigo meu na dicas-l. Dessa vez pincelando um pouco como o software de suporte a comunicacão age modificando a linguagem humana (e vice-versa). Em especial o caso particular do MSN, e o que eu considero terem sido os principais fatores de sucesso dessa plataforma frente a outras previamente estabelecidas, como o ICQ.

Efeitos colaterais: A abordagem, os exemplos e a ironia explícita podem causar desconforto em grupos sensíveis ao princípio ativo.

O resumo do artigo:

No meu artigo de introducão dessa coluna eu citei a interferência mútua entre software e sociedade. Hoje eu quero explorar um pouco mais essa abordagem, citando um exemplo típico desse fenômeno e prestando a devida reverência a minha plataforma preferida de mensagens instantâneas: O MSN

Agora que anunciei a parte potencialmente polêmica, consegui sua atencãoo e talvez uma parcela de seu ódio, leia o artigo completo no site da dicas-l e destile sua ira nos comentários.

Clique AQUI para ler o artigo completo

  5 comments for “A linguagem na internet na linguagem

  1. 05/06/2007 at 19:01

    Aproveitando o citado "Linguagem na Internet" estou no aguardo tá...rs..!!! 😉

  2. Diogo Dornas
    07/06/2007 at 19:54

    "Geralmente as crianças e adolescentes costumam utilizar nicknames cheios de caracteres supérfluos, textos com cores, ícones animados, etc. por possuirem uma necessidade mais imediata de se destacar em seus grupos. Isso se reflete também em sua maneira de se expressar."

    Gostaria de saber porque numca fui assim e porque sempre chinguei meus amigos que fasem (ou fizeram esse tipo de coisa), acho que sempre fui muito decidido em relação a certas coisas e não precisava aparecer hehehehe.

    Bom texto esse seu, só faltou colocar a classificação no reino animal dos ditos "adolescentes e crianças" que fazem aquelas coisas ridiculas com aqueles simbolos com os quais você seu o exemplo da palavra astronomia. Por favor me de sua classificação para tais formas de vida que sempre fiquei curioso e numca consegui classifica-los de forma adequada.

  3. 07/06/2007 at 20:08

    Hahahaha, os adolescentes e criancas eu entendo, diogo. Os exemplos que me vieram à mente quando escrevi são todos adultos 😀

    Eu os classificaria assim:

    Reino: Animalia
    Filo: Chordata
    Classe: Mammalia
    Ordem: Primatas
    Família: Hominidae
    Genero: Homo
    Especie: H. sapiens
    Subespécie: Coitadus

  4. tamires
    17/10/2007 at 09:06

    nao entendi nadddddddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  5. MAYARA
    05/10/2009 at 19:38

    •♥♥♥VÃO SE FUDÊ!MERDA!KRALHO!
    ISSO EH UMA DESGRAÇA!♥♥♥•

Comente de volta!