Servidores DNS do registro.br: Como usar.

O serviço de DNS é um dos mais importantes e um dos mais negligenciados quando o assunto é servir usuários via internet. Todo mundo imediatamente lembra dos servidores web,  da otimização de performance do site, do banco de dados, da segurança do sistema operacional, mas esquecem que antes do usuário ter contato com estes serviços, o DNS deverá traduzir o nome do seu site para um endereço IP.

Se o serviço de DNS não estiver muito bem afinado pode haver demora na resolução do nome do site adicionando ao tempo que um usuário precisa esperar até que o conteúdo  seja exibido na tela. Pior: problemas de segurança no serviço de DNS podem fazer com que atacantes maliciosos sejam capazes de desviar tráfego do seu site para sites falsos, comprometendo a segurança de seus usuários e a sua imagem.

Há algum tempo o registrar brasileiro, o registro.br vem provendo o serviço de DNS para todos os domínios registrados no Brasil. Este era o caso do macan.eng.br e finalmente parei para configurá-lo para usar o DNS do registro.br, até então o DNS era provido pela minha própria máquina virtual, que fica nos EUA.

Os servidores do registro.br contribuíram em muito para a performance do macan.eng.br. Por não ser um domínio conhecido, não é comum estar nos caches de DNS dos provedores locais. Antes de cada acesso, uma requisição DNS era enviada para um servidor nos EUA antes de se iniciar a conexão com o servidor. Agora, além de um ganho excepcional de performance na resolução do nome, o meu domínio ganhou automaticamente o suporte a DNSSEC contribuindo com a disseminação da tecnologia e para uma web mais eficiente e segura no Brasil.

Se você não tem um domínio que muda com frequência, ou que precise de mágicas de DNS muito específicas (como a delegação de subdomínios para outros servidores DNS ou alterações de TTL ou outros parâmetros), a melhor coisa que você poderia fazer é entrar no seu painel do registro.br e começar clicando no botão abaixo:

DNS registro.br

E você terá uma interface muito simples para acrescentar registros do tipo A (host IPV4), AAAA (Host IPV6), MX (Mail Exchanger), CNAME (Alias para um HOST), e TXT (Informação textual, útil para coisas como SPF).

Edição de zona DNS

Edição de zona DNS

Apesar de haver um campo para o nome do host, se você quiser atribuir, por exemplo, um host address para o domain name (para ter um website http://dominio.com.br ao invés de algo como http://www.domínio.com.br) basta deixá-lo em branco.

Após salvar as alterações e ocorrer a publicação da zona nos servidores do registro.br, você estará utilizando servidores de altíssima performance, seguros e muito bem posicionados para atender toda a internet brasileira. -de graça (ok, embutidos nos R$30 por ano do domínio, mas até aí... grande diferença).

Muito obrigado aos sempre competentíssimos engenheiros do registro.br pelo serviço primoroso e por contribuir para uma internet brasileira mais segura e eficiente.

  43 comments for “Servidores DNS do registro.br: Como usar.

  1. 21/02/2011 at 12:05

    Você sabe quando isso foi implementado?

    Descobri hoje quando fui registrar um novo domínio e tomei um susto, era algo que eu tanto sonhava...

  2. eduardomacan
    21/02/2011 at 15:44

    Não lembro exatamente, sei que não faz muito tempo. Uns dois meses, talvez?

  3. Rafael
    24/02/2011 at 15:53

    É possível fazer um redirect para uma página com "/" (http://exemplo.com/meudestino)?

  4. eduardomacan
    24/02/2011 at 18:15

    Não, o serviço do registro é apenas o da tradução de nomes (DNS). Para servir páginas web ou fazer o redirect que você julgar adequado você precisa de um servidor web próprio.

  5. Rafael
    25/02/2011 at 02:56

    Valeu pela resposta. Acho que ainda vou ter que usar o Zoneedit para este tipo de coisa.

  6. 29/06/2011 at 10:12

    muito boa a dica, também só fica agora pela manhã e já vou fazer um teste. obrigado

  7. Kleber BRasil
    16/07/2011 at 08:00

    O MX funciona perfeitamente? Inseri no google apps e não ficou 100%

  8. Thiago Martins
    25/08/2011 at 19:59

    Tá, e o tipo SRV, quando vão ativar? Tem idéia?!

    • eduardomacan
      26/08/2011 at 11:06

      Hummm, não sei... talvez nem o suportem, porque afinal, isso faria com que apenas parte da estrutura do domínio estivesse sob a estrutura do registro.br, entendo que existe uma utilidade de se suportar SRV se estivermos falando de roteamento de emails mais complexo, mas talvez para estes casos, o requisitante tenha um ganho maior se ele próprio mantiver a estrutura necessária. O registro.br acho que foi projetado para atender o caso comum, da esmagadora maioria dos pequenos registrantes de domínio.

      • eduardomacan
        06/09/2011 at 10:44

        Só agora me dei conta que respondi sobre o tipo NS (que também está ausente) e não ao registro SRV. Conversei com um amigo do nic.br e ele diz que o SRV deveria realmente fazer parte do produto, mas que o NS, por definição não será (o que, ao meu ver, faz todo sentido. Se você precisa do NS, você é grande o bastante e pode criar você mesmo uma estrutura de DNS)

  9. 10/10/2011 at 01:17

    não entendi nada

  10. Dilson
    12/10/2011 at 17:22

    Que IP e passo para meus usuarios. Meu Servidor pppoe dira que IP?

  11. Edgar
    13/10/2011 at 02:00

    Tenho o Dominio e não sei muito bem como usar o DNS do registro br
    qual IP4 que uso...como direcionar o meu servidor para que o Servidor DNS possa passa-lo a para toda a Rede de Internet...
    Quem Puder me dar algumas orientações agradeço.

  12. 24/11/2011 at 22:06

    Mas Parece não funcionar com o Google Apps, por favor se alguém souber... Grato!

    • André Braga
      09/04/2012 at 01:58

      Veja minha resposta no fim do post. Espero ter ajudado. Abraços.

  13. Marcio Morais
    13/01/2012 at 19:09

    Tentei fazer este procedimento e não consegui o resultado esperado

    Fiz o redirecionamento do "dominio.com.br" para "dominio.servidor.com", mas o redirecionamento vai para a raiz do dominio destino "servidor.com".

    Como faço para que o dominio seja redirecionado para o subdominio certo????

  14. Beatriz
    19/02/2012 at 11:44

    Olá Eduardo, tenho registro de domínio no Registro.br , o DNS fiz exatamente como voce sugeriu. Agora vou fazer meu site e tenho que hospeda-lo em algum lugar. Minha pergunta: quando escolher onde hospedar terei que mudar o DNS? Terei que transferir o domínio? Tirar o domínio do Registro.br?
    Obrigada, abraços.
    Beatriz

  15. Thiago
    24/02/2012 at 12:36

    Amigo, não to conseguindo usar assim: http://dominio.com.br ele não deixa salvar em branco, da um erro...

  16. André Braga
    09/04/2012 at 01:57

    Pessoal, sei que este post é antigo, mas como gostei bastante dele (;) achei bacana contribuir. Uma dica para usar o Google Apps, NÃO digitem os endereços dos servidores mx do google em CAIXA ALTA. No site do Google ele colocar os servidores em caixa alta, se você copiar e colar (o que é bom para evitar erro de digitação) gera um erro "Resource record invalido" no Registro.br. Isso pode ajudar alguns que assim como eu usam o (já nem tanto) novo servidor DNS do Regisbro.br e e-mails do Google Apps (que até a criação desse post permitia a criação de 50 contas de e-mail grautitamente e agora somente 10, eles ficaram ligeiros e viram que 50 atende boa parte das empresas que utilizam este tipo de serviço gratuito, mas ainda é bom ;). Abraços e parabéns pelo post!

  17. 27/04/2012 at 17:23

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se alguém consegiu usar o domínio sem o www, eu não consigo inserir uma entrada com "@". Essa é a forma comumente usada em um servidor próprio.

    • 28/05/2012 at 22:34

      É só deixar em branco sem o "@" mesmo que tem o mesmo efeito.

  18. 11/05/2012 at 09:12

    Excelente post, acabei de fazer a minha configuração e ficou OK!

  19. Alan Diniz
    06/06/2012 at 10:33

    tem como eu redirecionar um site, dominio.com.br e http://www.dominio.com.br pra um ip de casa por exemplo? um servidor local?

    • eduardomacan
      06/06/2012 at 10:54

      Acho que você terá que criar um host com update dinâmico em um servidor de dns dinâmico publico (o no-ip.org, dyndns.com ou outro a sua escolha) e criar um CNAME no seu domínio para este host. A maioria dos roteadores domésticos suporta algum provedor de DNS dinâmico.

  20. Alan Diniz
    06/06/2012 at 10:57

    intão eu já fiz essa parte (vantage.servehttp.com) agora o problema é que o registro.br não aceita o vantage.servehttp.com que é o no-ip... será que é meu roteador?

  21. 19/07/2012 at 14:43

    Criei anteontem um domínio para a minha banda (theproject.mus.br). Inicialmente configurei pelo DNS do registro.br. Funcionava porém não sem o www e simplesmente redirecionava minha pagina (para theproject.palcomp3.com). Configurei email e google apps tudo bonitinho, porém o palcomp3 ofere serviço de redirecionamento. Na esperança que isso fizesse meu site ficar direto no http://www.theproject.mus.br (e não redirecionar a URL do browser), mudei o DNS para master e slave do palcomp3. Porém agora o email e google apps não funcionam. Tento voltar para o DNS do Registro.br e ele sequer mostra a caixa para marcar e voltar a usar os serviços do Registro.br. Através do Firebug consegui mostrar o campo (que fica apenas oculto na página de configuração), porém quando tento salvar ele dá uma mensagem: "No momento não é possível migrar para os servidores do Registro.br, pois este serviço foi utilizado recentemente."

    Como faço? Gostaria muito de continuar usando o email @theproject.mus.br entre outros. Alguém me ajuda?

  22. Marcio Lima
    21/07/2012 at 13:30

    Alguém conseguiu configurar subdomínios dinâmicos? Ex: sub1.dominio.com.br e sub2.dominio.com.br, subN.dominio.com.br apontarem para o mesmo IP.

    Por favor, não me sugiram criar uma entrada A pra cada subdomínio.

    Eu gerencio um DNS em outro servidor e lá eu posso colocar * (asterisco) no campo A que ele passa a se comportar da forma que eu quero.

    Alguém sabe algo equivalente no caso do Registro.br que não aceita * no campo A.

    • Gustavo Henrique
      07/08/2013 at 09:09

      Marcio conseguiu achar sua resposta?

      estou com o mesmo problema

    • Leonardo
      03/11/2013 at 10:26

      Conseguiu resolver isso, estou com o mesmo problema!

  23. 01/09/2012 at 10:19

    Olá,

    Alguém sabe se é possível fazer a configuração DKIM utilizando os servidores DNS do Registro.br?

  24. cassio
    15/04/2013 at 14:45

    O meu e-mail é gmail . como faço para inserir a autorização txt ? tenho q solicitar ao google ? oou posso fazer por aqui mesmo?

  25. 24/06/2013 at 12:52

    Amigo, como faco para fazer um redirect da minha conta no registro br para uma conta do http://www.behance.ne/

  26. Rodrigo
    16/07/2013 at 01:38

    Eu comprei recentemente um domínio no registro.br !!! Enviei email para o suporte e eles me disseram que não podem me ajudar... Estou puto... comprei 1 domínio por 5 anos achando que ia ser simples e agora não sei usar. O negócio é o seguinte: eu comprei um dominio exemplo.bio.br e agora quero que todos que entrem no exemplo.bio.br eles sejam redirecionados automaticamente para um site que já existe exemplo.site90.net !!! Como eu faço ??? Alguém poderia me ajudar como faço isso no sistema do registro.br ... eu acho que isso é simples, mas eu não sei fazer. não quero configurar email, nem nada... apenas o dominio redirecionar o usuario para outro que já existe... Agradeço desde já... estou desesperado.

  27. Rodrigo
    16/07/2013 at 01:39

    Eu comprei recentemente um domínio no registro.br !!! Enviei email para o suporte e eles me disseram que não podem me ajudar... Estou puto... comprei 1 domínio por 5 anos achando que ia ser simples e agora não sei usar. O negócio é o seguinte: eu comprei um dominio exemplo.bio.br e agora quero que todos que entrem no exemplo.bio.br eles sejam redirecionados automaticamente para um site que já existe exemplo.site90.net !!! Como eu faço ??? Alguém poderia me ajudar como faço isso no sistema do registro.br ... eu acho que isso é simples, mas eu não sei fazer. não quero configurar email, nem nada... apenas o dominio redirecionar o usuario para outro que já existe... Agradeço desde já... estou desesperado.

    • Exequiel
      25/07/2013 at 15:10

      Rodrigo, so tem que criar um record CNAME:

      exemplo.bio.br => exemplo.site90.net

  28. Daniel Oliveira
    28/03/2014 at 13:17

    Muito legal. Mas alguém sabe como o dns vai entender a seguinte situação? Tenho, digamos, dez sites. Todos usam o mesmo ip 62.50.213.20 e lá tenho o http://www.site1.com.br site2.com.br, etc

  29. SAulo
    21/04/2014 at 18:59

    Eduardo, tenho um computador como servidor para hospedar o site. Ele tem o windows server 2003 instalado. Tenho o site, tenho um roteador da net. Quero registrar o site comprando um domínio e hospedá-lo no meu servidor. As dúvidas: 1) a registro fala que tenho que ter dois servidores DNS, é só eu configurar dois servidores na mesma máquina servidor que tenho? 2) para hospedagem é só eu dar o número de IP da minha máquina servidor? 3) minha internet é net residencial com ip dinâmico, não terei problemas porque a minha máquina servidor é um IP estático? 4) Eu tendo servidores DNS próprio e servidor de hospedagem a resposta será mais rápida do que os DNS da registro, uma vez fico peto do local que divulgo? Ou melhor eu hospedar e usar DNS da registro?

  30. Colin Bowles
    10/05/2014 at 14:34

    Estou tentando, sem sucesso, redirecionar o domínio que eu comprei no registro.br (tipo http://www.meudomínio.com.br) para meu site no Google Sites. Criei um registro CNAME com www e ghs.googlehosted.com. mas não está funcionando. Também criei um registro TXT para que o Google Sites pudesse verificar que eu sou dono do http://www.meudomínio.com.br, o que fez sem problema.

    Alguém pode me ajudar a fazer esse redirecionamento por fvr?

    Obrigado,

    Colin.

  31. vilma
    25/07/2014 at 22:31

    alguém sabe me dizer porque meu servidor dns não quer dar informação sobre meu dominio? Quando pergunto,recebo a msg QREFUSED

  32. 21/11/2014 at 16:56

    Muito Obrigado !

    Seu artigo me foi bastante útil !!!

  33. Alexandre
    08/12/2014 at 14:14

    Boa tarde Eduardo,

    Obrigado pelo post, vou fazer uma pergunta espero que você possa me ajudar.

    Eu contratei um servidor dedicado nos USA, fiz todo procedimento que você cita aqui para o DNS, meu site está funcionando normal, porém meus emails não estão.

    Estou a uns 4 dias procurando sem achar em lugar nenhum para descobrir como faço para configurar no ZPanel o dns para que eu possa receber e enviar emails do meu dominio.

    na verdade eu envio mas não recebo, tabém se você souber, eu gostaria que o endereco do meu webmail fosse mail.meusite.com.br

    eu não estou conseguindo isso em lugar nenhum,

    você pode me ajudar?

    Obrigado

    • 14/12/2014 at 07:51

      Você tem que configurar o servidor que vai receber os emails em campos do tipo MX (mail eXchanger) e estes servidores devem atender o serviço SMTP e o servidor SMTP deve estar configurado para aceitar emails para seu domínio, consulte a documentação do seu provider, muitos deles oferecem este serviço.

Comente de volta!