Ted Nelson e sua "Visão para 2020"

Ted Nelson, o hipertexto, e sua visão para 2020.

"A VISÃO PARA 2020
Daqui 40 anos (se a espécie humana sobreviver), haverá centenas de milhares de servidores de arquivos -- Máquinas armazenando e servindo material. E haverá centenas de milhares de usuários simultâneos, aptos a ler bilhões de documentos armazenados, com trilhões de links entre eles.

Tudo isso é um destino manifesto. Não há o que discutir; ou você enxerga ou não. Muitos leitores irão se engasgar e largar o livro, só para que o pensamento os incomode até que eles percebam como é inevitável.

O sistema proposto pode ou não funcionar em tal escala, mas algum sistema desse tipo irá e pode trazer uma nova era de ouro para a mente humana." Ted Nelson, Literary Machines, capítulo 0, página 11, 1981 (Edição de 1987)

O mais interessante é que não é o sistema "Xanadu", proposto. É "algum sistema [baseado em hipertexto] desse tipo". São bilhões de usuários simultâneos ao invés de centenas de milhares, algo na ordem da centena de milhões de servidores (chute meu) ao invés de centenas de milhares. O número de páginas está nas dezenas de bilhões é provável que o número de links esteja nos trilhões mesmo.

Nem chegamos a 2020 e a previsão do autor já se mostrou conservadoraScreenshot from 2015-09-05 18-33-26

Comente de volta!