E se fecha o ciclo

Curioso como a vida é irônica, curioso como meu coração não me engana. O conselho de Joseph Campbell que me despertou pra meu dom ecoa ressonante em minha mente: “Siga o que seu coração mandar” a tradução é simplista, “follow your bliss” significa algo como “siga seu êxtase”, ou “siga o que te faz sentir-se empolgado” ou mais um monte de coisas. Toda vez que fui contra esse princípio me ferrei. Hoje fechou-se definitivamente um ciclo. Prazer é o reflexo da dor em um espelho. Existe prazer imenso no alívio, e se por um lado uma situação dolorosa causa extrema dor, em geral ela traz paz. Todos têm o exemplo de um conhecido ou passaram eles mesmos pela experiência de ver um ente querido lutar contra uma doença durante muito tempo. Chega um momento em que a dor de ver alguém passar por algo tão difícil é maior do que a dor de perder essa pessoa, e ao fim… a paz. Uma paz amarga, mas paz. Uma paz que você não queria ter, mas paz, enfim.

Fecha-se hoje um ciclo na minha vida. É amargo, mas fecha-se. Um desfecho que eu já havia sentido como possível, depois eventualmente provável, agora fato. O sabor agridoce da ironia desse sonho constante chamado vida. Doce como a vida é quando não estamos brigando contra moinhos, amargo como é todo bom remédio.

E que venha um novo ciclo. :]

P.S. Decko, o risoto ficou pronto! 😀

—-

BILL MOYERS: Do you ever have the sense of… being helped by hidden hands?

JOSEPH CAMPBELL: All the time. It is miraculous. I even have a superstition that has grown on me as a result of invisible hands coming all the time – namely, that if you do follow your bliss you put yourself on a kind of track that has been there all the while, waiting for you, and the life that you ought to be living is the one you are living. When you can see that, you begin to meet people who are in your field of bliss, and they open doors to you. I say, follow your bliss and don’t be afraid, and doors will open where you didn’t know they were going to be.

* * *

My general formula for my students is “Follow your bliss.” Find where it is, and don’t be afraid to follow it.

–Joseph Campbell, The Power of Myth, pp. 120, 149


Publicado

em

por

Comentários

5 respostas para “E se fecha o ciclo”

  1. Avatar de PsychoPenguin

    Ou ainda: não se leve tão a sério! 😀

  2. Avatar de Eduardo Maçan

    Hehehehe, Fer, Fer, Fer… 😉

    Obrigado pelo que você fez por mim, não fazendo. E por ter sido meu apoio no dia em que eu precisei de alguém do meu lado e não tinha… ou melhor, tinha! Eu não imaginava que ia precisar tanto justamente nesse dia, e justamente nesse dia seguramos nossas pontas, olha… já tive relacionamentos que duraram muito mais e proporcionaram muito menos do que nosso “namoro” de 24 horas :*

  3. Avatar de Fernanda Alves Chaves

    Ok… trechos bíblicos podem ser piegas.. mas eu sou canceriana e a pieguisse não é apenas um pedaço de mim… ela é todo o meu ser… e acho que o seu tb… ;o)

    Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. — Elesiastes, 3

  4. Avatar de Fernanda Alves Chaves

    Hum… err… iiii….. então… lamento… por vc e por mim tb….
    beijocas enormes da sua ex, mas sempre atual….
    Fer…

  5. Avatar de decko

    Apesar de já ter expressado partes por telefone, e eu ter ficado falando 10 minutos com a linha caida, posto aqui ainda, a minha indignação…
    O seu sentido aranha estava totalmente correto, e o meu, no chão, literalmente amassado!!!
    Me senti um boneco, um João Bobo, que no fim, ainda foi furado(só espero q não lá atras)…

    PS: Tenho outra pessima noticia para vc. Eu torci contra a Italia hj! ahuahuahuahuahuahua

Comente de volta!