Não se esqueça da sua inteligência

“Use a Inteligência Artificial de modo tal que se ela desaparecesse você ainda saberia pensar, criar e agir por si próprio.”

Muitos de nós envolvidos em criar e aplicar IA se questionam (eu inclusive) sobre a formação das novas gerações profissionais e os impactos da IA na educação básica, já que temos observado que quem faz melhor uso de IA generativa é justamente quem tem experiência prévia suficiente para saber julgar a qualidade e adequação do que ela produz.

O conselho que iniciou esse post e me atingiu em cheio veio de uma mensagem do Papa Leão XIV para jovens norte-americanos que acabou sugerida pra mim no instagram na sexta-feira passada (21/11/2025). Como o material para reflexão persiste mesmo quando retiramos os elementos religiosos da fala resolvi registrar o trecho aqui. Vale lembrar que ele é matemático de formação.

IA pode processar informação rapidamente, mas não pode substituir a inteligência humana.

E não peça que ela faça seu dever de casa por você! (risos)

Ela não oferece sabedoria real, ela carece desse trato humano tão importante. IA não consegue julgar entre o verdadeiramente certo e o errado. Ela não se maravilha genuinamente diante da beleza da criação de Deus.

Então seja prudente, seja sábio. Cuide para que seu uso de IA não limite seu crescimento humano verdadeiro, use-a de modo tal que se ela desaparecesse amanhã você ainda saberia como pensar, como criar, como agir por si próprio, como formar amizades autênticas.

Lembre-se: a IA nunca poderá substituir o dom único que você é para o mundo.

Ele tem um ponto, não?

Aqui a versão que eu vi no instagram

E aqui uma versão completa publicada no X


Publicado

em

por

Comentários

Comente de volta!