Review: Celular Foston FS-868B

Eu vejo os telefones celulares como dispositivos de uso emergencial, não como fonte de diversão e lazer. Telefone é pra ser usado de forma objetiva: você liga, diz o absolutamente necessário e desliga. Ponto final. Hoje em dia são indispensáveis, mas não sou o tipo disposto a gastar dinheiro com isso. Por outro lado, vivo de tecnologia e adoro um gadget.

Tenho uma linha pré-paga TIM. Cheguei a cogitar o plano de 3G da Claro, como alguns amigos que pagam cento-e-poucos reais por mês e têm um computador de mão e acesso à internet móvel. Mas cento e poucos reais por mês são R$1500 por ano. Ainda acho absurdo e resolvi continuar com meu pré-pago.

Meu bom e velho telefone celular que nem tinha mais números nas teclas e já estava com pintura descascada precisava ser trocado, o som dele era muito ruim e já me incomodava não entender o que falavam comigo.

Celular Foston FS868BEis que sem muita pesquisa, num ato não tão racional como de costume, resolvi comprar um celular Foston, e quer saber? Adorei, estou em lua de mel com meu telefone novo. Recomendaria a quem precisasse, até por que, tudo nele conversou direitinho com o kernel Linux.

Quando você espeta o brinquedo na USB do micro (o carregador da bateria é uma fonte que se adapta ao cabo usb de dados. Você carrega na tomada, ou no laptop, enquanto transfere seus arquivos) ele te pergunta que tipo de dispositivo USB ele deve ser: Webcam, Storage ou Modem.

Se você escolher storage, nenhum segredo: Basta carregar o módulo usb-storage no kernel e tudo funciona lindamente. Copie e transfira as fotos e músicas (ele é um mp3 player além de tocar vídeo) como qualquer flashdrive (pendrive) habitual.

Se você escolher webcam, o driver necessário é o linux-uvc. Basta carregar o módulo uvcvideo e suas dependências. Ele funcionou muito melhor que a minha webcam logitech (que sozinha custou quase metade do preço deste celular).

O FS-868B tem uma tela de cristal líquido sensível a toque de 2.6 polegadas e uma pequena caneta embutida. Os aplicativos são bastante práticos e intuitivos, agenda, lista de tarefas, alarmes... o habitual. Vem com uma calculadora de índice de massa corpórea e de ciclos menstruais (embora eu, particularmente, não vá usar uma delas).

É capaz de gravar e exibir vídeos no formato 3gp, suportado pelo mencoder/mplayer através de alguma mágica adicional. Fotografa com uma câmera embutida de 2 megapixels (update 09/04/08: Mentira! A câmera fotografa apenas em 320x240, ela amplia por software a imagem, fica péssimo. Pra mim não faz diferença, nunca quis celular pra tirar foto).

E tem bluetooth.

Não explorei ainda toda a funcionalidade do aparelhinho, principalmente as possíveis combinacoes de uso com outros gadgets que possuo, mas já posso dizer que valeu cada centavo. Dentro de algum tempo devo comprar uma expansão de armazenamento pra ele.

Se você não é um desses loucos desvairados por celular da moda, aprecia funcionalidade, baixo preco e for capaz de perder o preconceito contra ter um celular "Foston" ao invés de um Sony-Ericsson, Motorola ou Nokia... este é o aparelho. Recomendo.

(Update 09/04/08: Outra coisa legal no tocador de mp3, existem 8 perfis editáveis de equalização sonora, com equalizador gráfico de 8 bandas e 9 níveis)

  276 comments for “Review: Celular Foston FS-868B

Comente de volta!