Review: Visteon VSB 7705

Visteon tocando mp3 a partir de um pen drive

Continuando minha série de reviews de produtos, gostaria de comentar sobre o MP3 automotivo Visteon VSB7705

O que me atraiu neste modelo em particular foi o custo/benefício. Eu procuro funcionalidade num gadget e este em particular tinha algumas bem interessantes pra mim:

  • Várias mídias diferentes: CD,CD-R,CD-RW (áudio ou sistema de arquivos),Cartão SD, Pendrive USB
  • Vários formatos de áudio diferentes: mp3, wma e OGG
  • Suporta tags ID3 (mostra nome da música, álbum, ano, artista, etc no display)
  • Entrada Auxiliar
  • GRAVA no pendrive/cartão em mp3 a partir do CD, Rádio ou entrada auxiliar
  • Navega nos filesystems por pasta, por número do arquivo ou por busca de nome

Eu fiquei razoavelmente satisfeito com este aparelho, e digo apenas razoavelmente porque sou um audiófilo e qualidade pra mim é extremamente importante. O que não me agradou foi:

  • O leitor de CD causa interferência irritante na saída de áudio.
    Por sorte essa interferência ocorre após a amplificacão o que significa que se você aumentar o volume, o barulho do leitor de CD não aumenta junto. Se você ouvir baixinho, vai ficar irritado. Pra minha sorte eu não uso CD no carro, só SD e USB. Essa vulnerabilidade à interferência eletromagnética se faz sentir também quando você anda lá pela região da Av. Paulista, onde a poluicão eletromag é notadamente altíssima para quaisquer padrões.
  • Os ajustes de nível dos parâmetros de áudio são grosseiros
    Em geral você tem no mínimo 8 e no máximo 32 níveis diferentes, o que te dá saltos de até 12,5%. É difícil achar o ponto ideal, pra quem gosta de apreciar música no melhor ajuste possível do equipamento (meu caso).
  • A Gravacão demora pra iniciar
    Perdoável, afinal ainda não há tantos equipamentos automotivos por aí que oferecem o recurso de gravacão direto para mp3 (44.1KHz, 128Kbps, estéreo) e existem algumas limitacões das próprias mídias. Tenha em mente que você vai perder uns 2s, talvez um pouco mais, entre iniciar a gravacão e ele efetivamente comecar a gravar. Se o cara do rádio anunciar uma música que você quer, já comece a gravar e depois edite no seu computador pra tirar qualquer coisa extra.
  • Pra gravar mp3 de um CD você tem que ouví-lo inteiro.
    Pode ser exigir demais, mas eu acho que ele deveria ler o áudio e converter sem precisar tocar. Eu entendo quais as decisões de projeto que possivelmente levaram a essa escolha particular de modo de operacão e não chega a ser um problema para mim. Mas que seria legal se ele "ripasse" como se faz com computadores, isso seria.
  • A recepcão de rádio não é tão boa.
    Mas afinal, quem é que compra um mp3 player pra ouvir rádio???

Ele tem um controle remoto que agrupa todas as principais funcões do aparelho. Bem prático . O aparelho é bonito e não é demasiadamente escandaloso à noite. Eis um "action shot":

Visteon FSB 7705 à noite

Minha nota final: 7.5, minha avaliacão final: "O Visteon VSB 7705 é bom, mas se realmente quer qualidade, compre um Pioneer :P".

Segue uma gravação exemplo do Rádio, do meu ídolo jornalista: Heródoto Barbeiro, na rádio CBN... 🙂

  28 comments for “Review: Visteon VSB 7705

Comente de volta!