Making of: trilha para o vídeo oficial do pythonbrasil[8]

Foi convidado a colocar a trilha e efeitos sonoros em um vídeo produzido pelo Cícero Moraes, para o pythonbr[8], fazia MUITO tempo que não tentava nada com música, então  foi necessária uma certa coragem da minha parte, mas topei fazer 🙂

Durante um bom tempo fiquei pensando no que colocar lá, em como complementar o vídeo sem tirar a atenção dele. A trilha não poderia ser muito sofisticada ou haveria informação demais, mas ela também não poderia ser deslocada do vídeo; precisaria se integrar minimamente com o que acontecia na tela.

Outro ponto: O estilo. Cícero usou imagens do Rio e inicialmente havia pensado em algo que evocasse elementos tipicamente cariocas, como o "funk" carioca,  bossa nova, ou algo assim. Aí fui buscar as fontes. Pra quem não sabe, o Funk é basicamente derivado de um estilo conhecido como "Miami Bass", que é meio que um Rap com letras geralmente explícitas, pornográficas e um batidão feito por uma Drum Machine (geralmente  a clássica Roland TR-808).  Se alguém tiver estômago para isso, pode procurar exemplos no youtube (Sally That Girl e Me So Horny me vêm à cabeça, por mais que eu tente evitar que venham).

Eu sou fã confesso do Kraftwerk e quase tudo eletrônico que tentei fazer na vida era kraftwerk de uma forma ou outra. O kraftwerk influenciou o Rap, o Hip Hop e criou algumas manifestações híbridas  mais interessantes, como o Freestyle (Pense Information Society, por exemplo). Mandei uma música do "FreeStyle Project" pro Cícero e disse: "Usa isso aqui pra se inspirar, depois eu coloco algo por cima do vídeo".

Recebido o vídeo comecei a assistí-lo em loop enquanto ia colocando notinhas no lmms, escolhendo timbres, aplicando efeitos e  eco, delay e reverb (obrigado pelas dicas, Kraftwerk!) no preenchimento e no baixo. Depois veio a parte mais "chatinha": sincronizar música e vídeo. Usei o kdenlive para isso.

Por fim,  coloquei alguns efeitos nos "flashes" do vídeo. Usei uma das explosões do jogo Berzerk no começo e outra no flash do início do vídeo. O "vocal" da música - as frases "fight" e "fight - like - a - robot" - vieram do jogo também, veja aqui. O barulho de teclado no início do video veio direto do original, enviado pelo Cícero.

Tentei criar alguma tensão que se dissolve quando a demo de aplicativos acelera: nessa parte, a cada vez que há uma transição no vídeo também há uma nota nova do sintetizador principal. O minimalismo foi a norma e fiquei em Cm do início ao fim, a estrela afinal de contas  é o vídeo. O  Cícero está de parabéns.

Aqui o link da música no soundcloud.

Aqui o "código fonte" da música, num arquivo de projeto do lmms:Fight Like a Robot project files (basta dar unzip dentro do diretório do lmms, tipicamente $HOME/lmms)

E aqui o resultado final, feito 100% com Software livre:

 

Comente de volta!