Meu prozac eletrônico: Battlestar Galactica


The Cylons were created by man.
They evolved.
They rebelled.
There are many copies.
And they have a plan.

Frakking toasters!

Eu cheguei a ver reprises de alguns episódios da série Battlestar Galáctica quando era pequeno. O suficiente pro Viper ser o meu modelo mental para um “caça espacial” ao contrário da maioria dos fãs de ficção científica que inconscientemente consideram o X-Wing de Star Wars como tal.

Battlestar Galactica foi produzido e lançado às pressas em 1978 na TV pra ganhar algum dinheiro em cima da febre de Star Wars iniciada no ano anterior. A ILM foi contratada para produzir os efeitos especiais da série e a trilha sonora tinha as mesmas proporções épicas e estilo clássico de Star Wars.

Enquanto Star Wars “emprestava” a mitologia e religiosidade oriental e elementos da cultura tradicional chinesa e japonesa, Galactica usava a cultura egípcia, elementos pagãos (como símbolos de astrologia) a mitologia judaico-cristã e muito dos Mormons (já que seu produtor, Glen Larson era Mormon) para compor seu universo.

Na série de 1978 os inimigos eram um exército de máquinas extraterrestres. Robôs cromados chamados “cilônios” (ou cylons) que invadiam e destruíam as 12 colônias (planetas) em que a humanidade vivia, forçando os poucos sobreviventes a vagarem pelo espaço em busca da lendária 13a colônia, a “Terra” (com os cilônios em seus calcanhares tentando exterminar o que restasse da vida biológica).

Quando eu descobri que recriariam a série em 2003 pra celebrar seus 25 anos eu fiquei agitadíssimo. Fiquei um pouco decepcionado ao descobrir que os cilônios agora também eram máquinas mas se pareceriam com humanos… até ver o que isso representaria dramaticamente para a série. Alguns personagens foram alterados. Pessoalmente eu apóio a troca do velho Starbuck pela nova Starbuck, do velho Boomer pela nova Boomer. Se é que vocês me entendem. A propósito, já falei sobre a Number Six alguma vez? Acho que não… (aaaah, Tricia…)

Na série nova os cilônios são robôs criados pelos humanos que se rebelam e reivindicam seus direitos. Um acordo dá aos cilônios o direito de explorarem um mundo só pra eles e durante muitos anos perde-se o contato, até que…

…eles reaparecem décadas depois evoluídos e caindo de pau em cima da humanidade.

As 12 colônias são destruídas e os sobreviventes vagam pelo espaço, como na série original, porém com muito mais drama, muito mais história, muito mais efeitos e a cilônia malvada mais gos…tável do universo: Number Six.

O que eu sei é que essa nova série tem personagens profundos e intrigantes, histórias excelentes, muita adrenalina e imagens lindíssimas de dogfight. Descobri que é impossível eu continuar deprimido após assistir um episódio novo de galactica. Comprei os boxes da primeira e segunda temporadas, a quarta já está sendo filmada.

Me preocupa um pouco o que fazer quando eu terminar de ver as temporadas. Certamente irei baixar tudo da internet e ver tudo de novo uma vez que a Universal do Brasil fez o “favor” de mutilar os DVDs da série, retirando extras, cenas excluídas e transformando a série de widescreen pra fullscreen (removendo 30% da obra de arte).

É interessante como eles conseguiram colocar Star Wars no chinelo. O que começou como um “clone” de star wars, se tornou entretenimento muito melhor e maior e voltou pra mostrar quem é o bom, assim como os próprios cilones na série em relação aos humanos. Me conforta que vou ter doses do meu “prozac eletrônico” por bastante tempo ainda já que ainda não vi uma parte da segunda, nem a terceira temporada e a quarta deve estreiar ano que vem, talvez fechando a série.

Selecionei um trailer da série original e um da nova no youtube pra dar uma idéia pra quem não conhece.

“Good hunting!”

No youtube:
Um pouco do original
Um trailer da nova série


Publicado

em

por

Comentários

13 respostas para “Meu prozac eletrônico: Battlestar Galactica”

  1. Avatar de Sherek

    Preciso se possivel…… BSG S04E11

    agradeço.

    pois tb. naum consigo descompactar o danado pede senha…….

  2. Avatar de Delfin blue
    Delfin blue

    Aiee, galerinha.

    Gostaria da ajuda de vcs., to a um tempao tentando baixar BSG S04E11 e naum consigo, sempre pede senha para descompactar.. alguem me ajuda.

    🙁

  3. Avatar de PsychoPenguin

    Você é um herege-traidor-do-movimento, onde já se viu chamar George Lucas de plagiador só porque ele se inspirou na cultura oriental. Você está criando polêmica. 😀

    (pronto, agora não falta mais!)

  4. Avatar de Jana

    Nem precisa ser o Psychoa comentar, vou eu mesma, depois desse negócio de olho puxado..rs.. sua visão mudou…rs..!!!
    E tem mais eu não gosto de nenhum dos dois…rs.., então é melhor não reforçar o debate, senão aja respostas…rs..!!!
    Ah, e a letra esta lá “posta”, esperando que você crie o ritmo, como disse Rossi e Wando nos aguarda…rs..!!!! 😉 😀

  5. Avatar de Eduardo Maçan

    Só falta o psychopenguin aparecer aqui pra dizer que eu não gosto de star wars e reneguei o legado de george lucas uheauheuaa 😀

  6. Avatar de Diogo Dornas
    Diogo Dornas

    http://www.legion-fourteen.com/fire.gif

    Só falta enfiarmos os infieis ai dentro para que queimem pela eternidade;

  7. Avatar de Diogo Dornas
    Diogo Dornas

    A fogueira esta pronta, só falta colocarmos os os pecadores nela para que o fogo sagrado purifique suas almas (digitais) enquanto eles ardem.

    [IMG]http://www.your3dsource.com/12_02.gif[/IMG]

  8. Avatar de Eduardo Maçan

    Huahuaha, eu não sou nerd! 😛 😛 😛 😉

    Clone wars vai ser com CGI não vai?

  9. Avatar de Jose Pissin (pizza)

    Eu assisto e gosto muito do BSG, tenho quase todos os episódios em casa, mas dizer que colocou SW no chinelo é uma verdadeira blasfêmia, você deveria ser queimado em uma fogueira digital. 🙂

    Aliás a série “Clone Wars” que está sendo produzida para a TV vai consolidar o que eu digo.

    BSG == Rulez
    SW == Incomensurável

    Gosto égosto e não se discute, agora NERD que não curte SW?!?! Algo está errado. 🙂

  10. Avatar de Eduardo Maçan

    Eu ainda não joguei o Battlestar Galactica… tou doido para.

    Hahaha, eu não critiquei Star Wars, só disse que BSG é mais legal 😀

    Depois que eu me envolvi mais profundamente com a cultura oriental star wars perdeu um pouco da magia pra mim. Outra vantagem de BSG é que em apenas 3 anos eles já produziram mais material filmado do que star wars em 30 🙂

    E putz, o que são aquelas sequências de batalha e aquele trabalho de câmera?

    Eu gosto dos dois, mas BSG certamente hoje está acima de SW na minha preferência.

  11. Avatar de Diogo Dornas
    Diogo Dornas

    Infieis, criticando SW, nada contra o BSG não mas SW é classico alem de muito interessante, principalmente a trilogia original. sem contar que os livros do Universo Extendido matam pau, são muito bons.

    E tem o SWG tambem né >D batlestar não teve ninguem que produziu um MMO pra eles até agora, só recentemente anunciaram o jogo dele mas ainda é um jogo OFF (apesar de muito bom de qq forma.)

  12. Avatar de Eduardo Macan

    Putz, é assim que você me agradece!?! Tá certo…

    You ain’t frakking worth a frak! You frakking stupid. 😛 😀

  13. Avatar de Faber

    So tenho uma coisa a comentar sobre a Number Sex: Oooo muleh boa rapah!!! Vai ser bonita assim aqui em casa… 😛

    Eu to no terceiro episodio da segunda temporada e fiquei viciado. Sabe que a sua caixa da primeira temporada nunca mais vai sair daqui neh?

    Agora, quanto a Star Wars, pfff… a ultima vez que tentei ver no cinema dormi… eh muito chato. BSG eh 10 vezes e meia melhor.

    So say we all!

Comente de volta!