Kung Fu Master

Kung Fu Master, Tela de aberturaQuando eu descobri esse jogo eu estava na minha primeira onda de artes marciais, praticava Karate e teria provavelmente um futuro no esporte, não tivesse minha academia fechado, como tudo o mais que ousa abrir em Santa Mariana. Na época Kung-fu Master já era antigo (a versão que marcou minha memória foi lancada em 1984) mas até hoje ainda representa um bom desafio e horas de diversão (ao menos para mim).

O jogo é bastante simples, você é Thomas, um mestre de Kung Fu, e sua amada Sílvia é sequestrada por um bando de desconhecidos que deixam uma carta. Se você a quiser de volta (viva de preferência), você tem que ir até o "Templo do Demônio", uma edificacão oriental com 5 andares. Ao fim de cada andar, um "Filho do Demônio" especialista em artes marciais o espera.

Após vencer cada mestre você sobe uma escada que leva ao próximo andar com novos desafios como potes com cobras, dragões e bolas explosivas que caem do teto, abelhas gigantes, caras esquisitos que te agarram e sugam sua energia, anões que pulam na sua cabeca, atiradores de facas... ufa! Mas vale a pena, afinal, o amor de Sílvia (que se encontra amarrada numa cadeira no final da última fase) vale qualquer sacrifício (ou pelo menos era assim que as coisas pareciam funcionar em 1984).

Esse jogo possui muitas curiosidades que vim descobrindo com o tempo por isso resolvi fazer um post imenso. Clique no "Read the rest..." se quiser ler a versão completa, com screenshots do jogo e de dois filmes (que obviamente tenho em DVD!!!) que o inspiraram.

UPDATE: Adicionei links para vídeos dos filmes no youtube

Carta para Thomas Kung-fu Master foi Lancado no Japão com o nome Spartan-X, o mesmo nome de um filme de Jackie Chan, primeiro para a plataforma MSX, e em seguida em versão arcade. Houve várias conversões para outras plataformas, como Nintendo e Atari 2600 (uma das melhores versões de máquina arcade feitas para 2600, diga-se de passagem).

O filme de Jackie Chan chegou aos EUA como "Wheels on Meals" (rodas sobre refeicões, o nome invertido por superstição) e no Brasil como "Detonando Barcelona" (Kwai tsan tseh, no original). Na história os primos David e Thomas possuem um carro de lanches e servem refeicões em Barcelona, enquanto (aiai...) Sylvia é uma batedora de carteiras. Na verdade uma herdeira desaparecida de um conde que deve reclamar sua heranca, ou o vilão do filme se tornará o herdeiro (agora, isso sim é roteiro original!), ela é encontrada, sequestrada, e mantida refém em um castelo, Thomas, David e Moby terão que resgatá-la.

Thomas e Sylvia (Wheels on Meals)

Acima, Thomas (Jackie Chan) e Sylvia (Lola Forner - Miss Espanha 1979) em Wheels on Meals, abaixo , Thomas e Silvia (Kung-fu Master)

Thomas e Silvia (kung fu master)

Apesar do enredo nitidamente fraco, wheels on meals é bastante divertido e se mantém interessante por quase todo o tempo, Sammo Hung (Moby) é quem dirige a as coreografias de Luta, e vou dizer... as Lutas entre Jackie Chan e Benny Urquidez são impressionantes. Uma das minhas falas preferidas do filme, entre Thomas e David (que faz o tipo ingênuo e tímido):

Thomas: Como uma mulher elegante (como Sylvia) pode se tornar uma prostituta barata?
David: Nãaaaaao! Ela é cara!!!

Abaixo: Syyyyyyyyyyyllllviaaaaaaa =)

Sylvia... aiai, tudo bem, eram os anos 80... mas mesmo assim...

Mas não acaba por aí. Como eu disse, Kung-fu Master é baseado em DOIS filmes. Além de Wheels on Meals o controverso "Jogo da Morte" com Bruce Lee, de 1978.

O roteiro original de O Jogo da Morte previa uma escalada por 5 andares de um templo. Em cada andar, Bruce Lee enfrentaria um oponente, cada oponente serviria para exibir um ponto fraco das artes marciais tradicionais frente à objetividade de seu estilo próprio, o Jeet Kune Do . O filme começou a ser feito e foi posto de lado quando Bruce foi convidado a filmar Operação Dragão. Pouco antes do lançamento de Operacao Dragão, Bruce morreu em circunstâncias ainda hoje obscuras, deixando prontos alguns minutos de filmagem de seu projeto inacabado: The game of Death.

Em 1978, usando cenas de outros filmes de Bruce Lee e 2 dublês que apareciam sempre no escuro, de barba ou óculos escuros e usando cenas de lutas de 3 andares que haviam sido feitas, foi lançado "O jogo da morte", 5 anos após a morte de Bruce Lee e com novo roteiro, completamente diferente do original. O filme imortalizou o uniforme amarelo com listras pretas, referencia em milhares de citações de artes marciais, como em Kill Bill.

Abaixo: Um rosto de Bruce Lee de cartolina é colado no espelho enquanto o dublê serve de corpo, (era 1978, não se esqueça).
Cara colada no espelho

Curiosamente, o personagem de "Bruce Lee" (aspas) sofre um atentado quando uma bala de verdade é colocada em uma arma durante uma filmagem. Exatamente o que vitimou fatalmente seu filho anos mais tarde, durante as filmagens de "O corvo". O rosto de Brandon Lee também teve que ser colocado (só que digitalmente) em um dublê.

Pra não ser menos macabro, o personagem de "Bruce Lee" forja seu próprio enterro no filme. As cenas do enterro forjado de "Billy Lo" são cenas do enterro verdadeiro de Bruce Lee e de seu velório (não necessariamente nessa ordem).
Kung Fu Master usa o suposto enredo original de Jogo da Morte, as coincidências são tantas que em ambos, nosso amigo "sino-descendente verticalmente limitado" é obrigado a enfrentar um "afro-descendente de grande extensão vertical e massa muscular avantajada" no terceiro andar do templo. Eis aqui dois shots, do filme e do jogo, para que vocês tirem suas conclusões:

Bruce Lee vs Kareem Abdul-Jabbar - The Game of Death

Acima Bruce (~1,70m) enfrenta Kareem Abdul-Jabbar (então ídolo do Lakers, de 2,18m) em "O jogo da morte", abaixo "Thomas enfrenta o 'afro-descendente de grande extensão vertical", compare as cenas.

Thomas e o negao

E já seria interessante por aí a história do jogo e dos dois filmes, se não existissem ainda outras coincidências, o ator que faz David (Yuen Biao), em Wheels on Meals é o mesmo que aceitou ser "Bruce Lee" nas cenas enxertadas do Jogo da Morte, e o responsável pela coreografia das lutas de ambos os filmes é o ator que faz "Moby" em wheels on meals. Ele pode ser visto no jogo da morte como o oponente derrotado na luta de campeonato do filme.

Tudo isso só aumenta meu fascínio por esse joguinho de arcade feito como jogos devem ser, em 8 bits 😀

Thomas & Silvia no jogo

Love wins

E no final... o amor vence. Será? Depende de quantas fichas você está disposto a jogar :]

P.S. Em uma cena de "Jogo da Morte", Billy Lo ("Bruce Lee") salva sua noiva em um armazém, ela está amarrada a uma cadeira. Ao contrário de Sílvia (acima) ela não consegue se soltar sozinha quando seu amado chega.

Veja (ainda) mais na Wikipedia

  24 comments for “Kung Fu Master

  1. 23/05/2006 at 00:40

    Yeah! O chinês baixinho contra o negão gigante é uma das melhores cenas de todos os filmes do mundo todo! 🙂

  2. Diogo Dornas
    23/05/2006 at 14:45

    ESSE eu joguei, e olha que sou novinho heheheheheh 20 aninhos só >D

    Kung Fu Master foi um dos melhores jogos de aventura que já joguei, e bem dificil por sinal, acho que vou pegar meu Nintendinho em algum canto obscuro da minha casa e ver se concerto ele para jogar o jogo e matar saudades >D.

    Boa essa ai Cara, espero ver outros classicos apaixonantes logo nessa sua nova seção dedicada aos 8bits >D

  3. 23/05/2006 at 15:12

    heh, obrigado, vai ver sim, o próximo vai ser um clássico do shoot'em'up. Não precisa ser velho pra jogar jogo antigo, só precisa ter bom gosto e agumas roms e emuladores 😀

    Eu vi a versão do nintendo, mas não acho tão legal. Por sinal, você já viu isso aqui? : http://www.youtube.com/watch?v=38YzMt6_x30

  4. Diogo Dornas
    23/05/2006 at 17:08

    Nossa mãe, agora fiquei de cara, quem gravou esse video é MUITO foda, eu achei que era até bom nesse joguinho, mas to vendo que preciso treinar MUITO mais para alcaçar ele hehehehe.

  5. flavio
    23/06/2006 at 12:29

    E ai cara esse jogo e muito bom como faço pra consseguir??????

  6. andressa
    20/07/2006 at 13:17

    te amo

  7. 21/07/2006 at 14:12

    Também te amo Andressa, mas quem é você mesmo? 🙂

    Conheco várias Andressas, e nenhuma no Serpro, que eu me lembre... 😉

    Beijo.

  8. 27/08/2006 at 12:50

    queria muito jogar esses jogos do kung fu
    obrigado

  9. wagner
    06/11/2006 at 14:58

    quero sabe o que é kug fu

  10. kleber
    16/11/2006 at 09:32

    Bom dia !!!!gostaria muito de jogar kung fu master nesta versão original , achei uma versão do nintendo mais não gostei muito , por causa deste jogo acho que cabulei umas 200 aulas pra ficar no fliperama , como faço pra ter este jogo ? obrigado.

  11. Leonardo
    26/12/2006 at 16:21

    eu gosto de kung fu por que eu sei praticar

  12. 31/12/2006 at 09:17

    Também gosto muito do Jackie Chan, adoro os filmes antigos dele! Sou fã de jogos eletrônicos e jogei vários de luta para PS2, tem um do Jet Li e é bem legal! Ah! Se você gosta de séries de TV, tenho um blog onde postei alguns comentários sobre seriados que gosto como Xena, Arquivo X, C.S.I se quiser me visitar o site é

    http://seriadosnatv.blogspot.com/

    Feliz Ano Novo!!!!!

  13. 14/01/2007 at 17:52

    oi jack chan você não fais as aventuras de jack chan eu sou seu fã eu já le vi na televisão você quise fala comigo só o meu nome é tulio thach

  14. jeffers
    09/02/2007 at 23:50

    do you is jackie chan

  15. jeffers
    09/02/2007 at 23:51

    do you know to speak in portugues

  16. jeffers
    09/02/2007 at 23:54

    speak with my plis my e mail is [email protected] thank you

  17. persona
    19/03/2007 at 10:45

    Cara, sensacional seu review. Também joguei muito este jogo e estou escrevendo uma resenha da versão NES do jogo, e sua página caiu feito uma luva.

    Vou até postar um link para cá, hehehe! Abraço!

  18. 03/04/2007 at 09:40

    eu agora sou o bruce lee meus brode

  19. 23/08/2007 at 10:10

    oi.tttttttttttttttttttttttttttttttttttttuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuddddddddddddddddoooooooooooooooooooooobbbbbbbbbbbbbbbbbbeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmm.

  20. emerson
    10/02/2010 at 13:45

    já joguei kung fu master em maquinas arcades, como faço para baixar este jogo no pc?obrigado.

  21. wagner
    19/02/2010 at 21:11

    kung fu master era o meu preferido de infancia e considero ate hoje o melhor juntamente com rygar e double dragon

  22. edson
    16/06/2011 at 12:44

    po o cara ensina a gente a ter o jogo

  23. mário
    07/05/2014 at 21:28

    joguei muito esse jogo no fliplerama na minha infancia queria baixar ele para jogar no comput se alguem sabe como faz para baixar por favor

Comente de volta!