Meu coracão é verde, amarelo, branco e azul anil.

“Morar nesse país é como ter a mãe na zona” já cantava o ultraje a rigor… A gente sabe que esse país não presta, que nenhum governo presta, se alguém tinha alguma ilusão com o PT, aquela conversa toda de “o companheiro precisa ser solidário e construtivista”, “acabar com a fome do povo”, “ética na política” é bom que acorde logo dela, aqui é o país do jeitinho, do oba-oba, do “você sabe com quem está falando?”, do “molhar a mão do guarda”, do favorecimento pessoal, das panelinhas, do toma-lá-dá-cá, do populismo, da demagogia institucionalizada, do carnaval e da televisão. Buenos Aires tem mais livrarias do que o Brasil todo. A livraria mais próxima da cidade onde nasci (Santa Mariana) fica em Londrina, a aprox. 60Km de distância.

O Brasil (e o brasileiro) tende a se envolver nas coisas pela imagem que isso proporciona e pela vantagem que irá retirar delas, mas não têm o mínimo compromisso de cumprir com as responsabilidades correspondentes. Um anúncio na mídia, festa, fotos e damos a tarefa por cumprida. Vide a maioria dos projetos científicos, pesquisas inacabadas, obras públicas e projetos iniciados em um governo e interrompidos no seguinte gerando ainda mais desperdício (já que já foram superfaturadas mesmo, inevitavelmente).

E no espírito do oba-oba nosso país se compromete em projetos internacionais e mostra sua cara(-de-pau) internacionalmente. O que me deixou assim revoltado? Estava olhando o site do Marcos Pontes, o “astronauta brasileiro”, questionem a validade/necessidade de se possuir um programa espacial nacional quando temos desemprego e miséria de sobra e falta educacão, questionem a atitude do Pontes e de seu site que explora sua imagem como mais uma dessas personalidadezinhas oportunistas de mídia e menos como a de um profissional dedicado e competente que provavelmente é, mas – que diabos – se for pra não cumprir compromissos, que não se entre neles! A leitura do histórico da participacão brasileira no projeto da estacão espacial internacional fez com que eu me lembrasse do que temos de pior, e que eu sei, me contamina mais do que eu gostaria, mas pelo menos eu tento mudar.

Temos os governantes/líderes que merecemos mesmo.

Só pra citar uma parte do texto, pra quem não quiser ler todo: Até o momento, nos sete anos de participação, devido principalmente às restrições no orçamento do programa espacial e ao nível de prioridade dada ao projeto, nosso país ainda não conseguiu construir nenhum componente da espaçonave.”


Publicado

em

por

Comentários

6 respostas para “Meu coracão é verde, amarelo, branco e azul anil.”

  1. Avatar de marquito
    marquito

    eu acho q a naturza do brasil,seus campos seus pomares,suas terras as belesas das montanhas as matas,as grandes cachoeiras,seu tamanho territorial,a visao do homem ao olhar éssas riquesas,isso que é lindo,acho que é isso que os grandes poetas se referem quando escrevem letras bonitas para grandes artistas cantar,nada a ver com politicas brasileiras ou de outros paises ou até mesmo com seres humanos.Fico com a idéia ainda de que o brasil continua lindo e sempre será,porque ganhamos de Deus esse pais lindo,me orgulho de ter nascido no brasil e disfrutar tamanha beleza.pela televisao,e por todos os meios de comunicaçao vejo este pais lindo,lindo,lindo ass. marquito Sao Borja rs BRASIL,,,,Brasil eu te amoooooooo………..

  2. Avatar de recrutador
    recrutador

    seja de quando for este debate a chance ainda permanecerá para outros lerem . . .

    Acho que ao final acabamos dando um enfoque muito grande ao astronauta brasileiro em meio aos demais astronautas da NASA . . . quando isso foi feito esquecemos que temos um país com sérios problemas administrativos que poderiam ser evitados se ouve-se a participação do povo . . . pessoas como o “astronauta brasileiro” poderiam ajudar, mas não . . . o problema está nessas pessoas que estão na mídia, ao invez de incentivarem o amor ao nacional e a lutar pela melhora do país, eles estão fazendo mais apologia o nacional no estrangeiro e esquecendo do nacional no nacional, ao estrangeiro no nacional, a libertinagem e pornografia deliberada . . .

    a culpa de tudo é da mídia (TV) e seus representantes públicos . . . eles influênciam e moldam nosso povo a ser uma ameba . . . p PT tbm está sob influência da mídia . . . a grande maioria de nós estamos . .. eu em alguns fatores, vc . . .

    como acabar com isso . . . pois digo que se policiarmos decisões do governo e passarmos a defendermos uma postura mais direitista e conservadora teremos com certeza um apoio a educação, o que a direita sempre visou . . .

  3. Avatar de macan

    Mas que acho que o enfoque no site dele é um tanto mercantilista, isso acho… acho que ele podia ser melhor assessorado nesse quesito. Não tenho nada contra ele, alliás, muito legal que um brasileiro vá pro espaço “do jeito certo” e concordo com os fatos que ele apresenta, no artigo que citei, divido com ele a indignação a esse respeito.

  4. Avatar de Angelo Cardoso
    Angelo Cardoso

    Não é verdade gente. Ele nasceu em Bauru em uma familia humilde e conseguiu tudo graças à força de vontade e trabalho.
    Quanto a bandeira americana. Ela está no macacão, por quê o projeto é financiado pela Nasa. Eu conheci pessoalmente e vi que a bandeira do Brasil está no macacão. Beleza galera.

  5. Avatar de macan

    Pior que é verdade!
    Alguém me disse que ele era muito mais americano que brasileiro, que era filho de pais brasileiros e que tinha ido muito cedo pros eua, mas eu nunca realmente li a biografia dele, no site deve ter… huhauuaua, parece editada essa foto sim!

  6. Avatar de Keeper
    Keeper

    Maçan, falando no astronauta brasileiro: você por um acaso viu ele alguma vez na TV? Sempre que eu vejo ele está com uma “roupa espacial” com bandeira dos Estados Unidos!! Nenhuma bandeira brasileira!!
    A foto que é divulgada (http://www.educacional.com.br/imagens/entrevistas/interativa/entrevista16A.jpg) tem uma bandeira brasileira, que tá estranha, olha a dobra na manga, debaixo da bandeira. Penso eu que foi colocada com Photoshop …

Comente de volta!