Costumo dizer que quem aprende a programar, de verdade, corre atrás para entender os conceitos, encontrar soluções criativas e transformar os erros em ensinamentos para serem compartilhados.
Programar não é difícil, difícil é ter disciplina. Por isso, quero dividir 5 lições que aprendi ao longo da minha trajetória, lidando com criação, otimização, deploys, ferramentas de depuração e sistemas complexos:
- Errar faz parte, quem erra aprende: Cada bug ensina uma lição, faz você sair do lugar. Errar também significa se mover, ou você acha que os “cavaleiros errantes” tinham esse nome porque não faziam nada direito?
- Dominar fundamentos importa mais do que dominar uma linguagem: No mundo real você vai ser obrigado a trocar de stack constantemente, às vezes dentro da mesma tarefa ou problema, além disso 90% do código vai ter sido escrito pelos outros. Se você tem uma base firme, as sintaxes são detalhe.
- Sua solução raramente é boa de primeira: Como dizia Kent Beck, faça funcionar, depois faça certo e então faça ficar rápido. Eu acrescento: por favor, não pare na primeira parte.
- Ninguém faz nada sozinho: Revisões, pair programming e colaboração fazem toda a diferença. Elas são parte da comunicação, da troca de conhecimento, da sua evolução e do seu time também.
- “Aprender é a única coisa que a mente nunca esgota, nunca teme e nunca se arrepende”, já dizia Leonardo da Vinci: A cada nova ferramenta ou tecnologia, surge uma nova chance de evoluirmos. Nosso mundo fica obsoleto a cada 4 anos, não se torne obsoleto junto.
O dia do programador, o 256º dia do ano, é amanhã (13/09). Lanço hoje um passatempo pra gente comemorar durante o fim de semana: um caça-palavras de 256 (16×16) caracteres que contém os SOBRENOMES de 16 programadores lendários.
Hoje eu coloco a imagem do puzzle e a apenas os primeiros nomes dos homenageados pra vocês usarem uma query mental extra. Esse é bom pra carregar no tablet e riscar.
Amanhã eu posto o link para o caça-palavras online junto da lista de sobrenomes, pra quem não conseguir identificar toda a seleção de heróis e heroínas.
Você conhece todos? Sabe quais suas principais contribuições? Podem comentar também 😀
Estou pensando em escrever perfis dos menos conhecidos depois e os comentários podem me ajudar nisso.
Compartilhe também nos comentários o que você teve que errar para depois aprender. Só não vale responder com “404 (Not Found)”. 🤓
#DiaDoProgramador #Programação #Criatividade #Tecnologia #CreditasNa segunda-feira eu posto o gabarito.

Comente de volta!