Mais um Oscar para o Software Livre/Open Source.

Flow ganhou o Oscar de melhor animação depois de conquistar um Globo de Ouro e tantos outros prêmios. O projeto de aproximadamente cinco anos, desenvolvido por um pequeno time independente da Letônia foi feito inteiramente com o Blender.

Antes de entrar na universidade e descobrir C, Unix e a Internet meus interesses eram computação gráfica e música eletrônica. Esses interesses acabaram em segundo plano e foram tendo cada vez menos espaço, mas ainda acompanho com atenção o que se desenvolve nesse campo, especialmente o open source.

Em 1998 o Blender foi a primeira aplicação profissional (com que eu tive contato, pelo menos) a ter uma versão Linux (e FreeBSD) disponível, após o lançamento público de sua versão SGI (o meu sonho e de vários amigos era ter uma Silicon Graphics, ou pelo menos ter acesso a uma) 😅

O Blender foi desenvolvido como software proprietário de um estúdio de animação Holandês, depois oferecido como software de animação para o mercado, sem muito sucesso. Após a falência do estúdio, seu fundador, Ton Roosendaal fez uma campanha online para comprar os direitos do Blender dos investidores e lançá-lo como software livre sob a licença GPL, através da Blender Foundation, em 2002.

O Linux já estava tomando espaço de outros sistemas como backend de renderização em filmes como Titanic e Shrek, que alguns dizem foi o primeiro 100% renderizado em Linux, mas o Blender foi o primeiro software a permitir um workflow de animação open source completo.

Voltando ao Flow, em Janeiro a Blender Foundation publicou essa entrevista com o diretor Gints Zilbalodis em que ele fala especificamente sobre o filme e o papel do Blender em sua produção. Boa leitura.


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