Tirei o Carnaval para programar e avançar um pouco um dos meus projetinhos de fim de semana, o cupchances (já o mencionei algumas vezes aqui). Desta vez exclusivamente com o Claude Code como copiloto.
O projeto era originalmente um monte de templates estáticos (python + jinja2) que geravam um site igualmente estático para rodar em uma máquina mínima. O processo de deploy era um rsync+ssh para executar um novo deploy toda vez que o scraper de resultados notificava uma alteração nos jogos em andamento e um novo cálculo de probabilidades era realizado.
Nos últimos 2 dias:
- Migrei de duckdb para postgres (era duckdb só porque eu queria usar)
- Substituí arquivos csv e persistência de dados com pickles para o postgres- Implementei o backend do cache http dos scrapers também no Postgres (para compartilhar entre máquinas)
- Substituí jinja2 e toda a geração de estáticos por uma app next.js/react dinâmica com caching.
- Migrei os scripts de localização do gettext e implementei localização em todos os templates com next-intl.
- Traduzi todas as mensagens para 2 línguas, corrigi gramática e produzi textos novos (o agente, na verdade)
- Refatorei todo o layout HTML rudimentar por componentes- Tema light/dark selecionável- Criei um novo pipeline de build, deploy e atualização de conteúdo
- Revisei templates de páginas de campeonatos e melhorei layout e responsividade.
- Criei novos templates de histórico de probabilidades e resultados para cada time.
- E muito mais.
Dez vezes mais do que em meu auge programando? Não sei. Bem mais do que eu faria sem o Claude? Com certeza.
Mas esse poder não vem sem uma responsabilidade correspondente. Eu sempre fui um programador backend, tenho conhecimentos bem rudimentares de javascript, node e até então nunca tinha escrito uma app React.
Agora eu tenho toda uma app e um pipeline construídos sobre algo que eu não domino.
Eu me preocupo com isso. Por mais que seja um projetinho sem nenhuma pretensão, agora tenho que correr atrás de uma segurança que antigamente eu precisava ter ANTES de mandar algo pra produção. A tentação de deixar pra lá e seguir adiante porque tudo “está funcionando” é muito grande.E muito perigosa. Especialmente em sistemas que não são projetinhos de fim de semana.
Então meus dois conselhos do meu Carnaval agêntico:
- Delimite muito bem as tarefas que você vai passar para seu agente de coding (requer experiência prévia).
- Dedique tempo para uma compreensão completa do que você produziu através de um agente (antigamente requeria experiência prévia).
Enquanto isso acompanhem seus times de futebol no cupchances! 🙂




Comente de volta!