Post republicado do blog de ciência e tecnologia do band (onde sou editor)
Segundo esta nota do IDG Now, a próxima novela das 8 da globo “Caminho das índias” (estréia em janeiro/09) terá um personagem blogueiro que registrará em um blog suas impressões sobre o Brasil. A novela, além de ter um blog próprio sobre seus bastidores, parece procurar estabelecer contato direto com seu público através da internet.
Não falam nada sobre direcionar a trama segundo a opinião dos telespectadores através da internet, que seria uma experiência que eu gostaria de observar, mesmo não assistindo novelas (sequer tenho televisão em casa).
Mas me lembro que a Glória Perez (a mesma autora desta) em 1996 foi a primeira a falar de internet para populares,concomitantemente à regulamentação da operação comercial de internet no Brasil. Foi quando os amigos do meu pai passaram a entender o que eu fazia na Unicamp. Hoje todo mundo tem alguma noção do que é internetworking e para que serve, mas em 1996 eu era considerado (ainda mais) maluco.
O engraçado é que a internet mostrada pela novela de 1996 era praticamente ficção científica. Enquanto mensagens instantâneas de texto ainda eram novidade (e o ICQ, da mirabilis a plataforma mais popular), na novela os personagens se comunicavam em tempo real com áudio e vídeo, o que só se tornou viável com a popularização da internet em Banda Larga e de serviços como Skype e MSN praticamente uma década mais tarde.
Falam muito sobre inclusão digital, iniciativas de governo, regulamentação, mas esquecem que um dos grandes heróis da popularização da internet no Brasil foi o cigano Igor (na foto). O que acontecerá quando blogs passarem a fazer parte do dia-a-dia do cidadão comum, consumidor de novelas?
A seguir, cenas do próximo capítulo…
Comente de volta!