Continuando minha série de reviews de produtos, gostaria de comentar sobre o MP3 automotivo Visteon VSB7705
O que me atraiu neste modelo em particular foi o custo/benefício. Eu procuro funcionalidade num gadget e este em particular tinha algumas bem interessantes pra mim:
- Várias mídias diferentes: CD,CD-R,CD-RW (áudio ou sistema de arquivos),Cartão SD, Pendrive USB
- Vários formatos de áudio diferentes: mp3, wma e OGG
- Suporta tags ID3 (mostra nome da música, álbum, ano, artista, etc no display)
- Entrada Auxiliar
- GRAVA no pendrive/cartão em mp3 a partir do CD, Rádio ou entrada auxiliar
- Navega nos filesystems por pasta, por número do arquivo ou por busca de nome
Eu fiquei razoavelmente satisfeito com este aparelho, e digo apenas razoavelmente porque sou um audiófilo e qualidade pra mim é extremamente importante. O que não me agradou foi:
- O leitor de CD causa interferência irritante na saída de áudio.
Por sorte essa interferência ocorre após a amplificacão o que significa que se você aumentar o volume, o barulho do leitor de CD não aumenta junto. Se você ouvir baixinho, vai ficar irritado. Pra minha sorte eu não uso CD no carro, só SD e USB. Essa vulnerabilidade à interferência eletromagnética se faz sentir também quando você anda lá pela região da Av. Paulista, onde a poluicão eletromag é notadamente altíssima para quaisquer padrões. - Os ajustes de nível dos parâmetros de áudio são grosseiros
Em geral você tem no mínimo 8 e no máximo 32 níveis diferentes, o que te dá saltos de até 12,5%. É difícil achar o ponto ideal, pra quem gosta de apreciar música no melhor ajuste possível do equipamento (meu caso). - A Gravacão demora pra iniciar
Perdoável, afinal ainda não há tantos equipamentos automotivos por aí que oferecem o recurso de gravacão direto para mp3 (44.1KHz, 128Kbps, estéreo) e existem algumas limitacões das próprias mídias. Tenha em mente que você vai perder uns 2s, talvez um pouco mais, entre iniciar a gravacão e ele efetivamente comecar a gravar. Se o cara do rádio anunciar uma música que você quer, já comece a gravar e depois edite no seu computador pra tirar qualquer coisa extra. - Pra gravar mp3 de um CD você tem que ouví-lo inteiro.
Pode ser exigir demais, mas eu acho que ele deveria ler o áudio e converter sem precisar tocar. Eu entendo quais as decisões de projeto que possivelmente levaram a essa escolha particular de modo de operacão e não chega a ser um problema para mim. Mas que seria legal se ele “ripasse” como se faz com computadores, isso seria. - A recepcão de rádio não é tão boa.
Mas afinal, quem é que compra um mp3 player pra ouvir rádio???
Ele tem um controle remoto que agrupa todas as principais funcões do aparelho. Bem prático . O aparelho é bonito e não é demasiadamente escandaloso à noite. Eis um “action shot”:
Minha nota final: 7.5, minha avaliacão final: “O Visteon VSB 7705 é bom, mas se realmente quer qualidade, compre um Pioneer :P”.
Segue uma gravação exemplo do Rádio, do meu ídolo jornalista: Heródoto Barbeiro, na rádio CBN… 🙂
Comente de volta!