…Brasileiro de todos os tempos.
Respondendo ao convite do psycho para participar de seu meme e escolher quem eu considero o melhor e o pior brasileiro de todos os tempos.
O melhor brasileiro de todos os tempos pra mim é: Alberto Santos Dumont
Se temos alguém no país comparável a Leonardo da Vinci (minha escolha caso a personalidade não se restringisse ao Brasil) é Santos Dummont: Rico, filho de barões do café do estado de São Paulo, pôde se dedicar à ciência pelo amor à ciência, em especial à aeronáutica.
Pioneiro internacionalmente reconhecido realizou feitos históricos como a volta à Torre Eifel em um dirigível e o primeiro vôo com um aparelho mais pesado do que o ar autopropelido (o avião dele decolava sozinho, ao contrário do dos irmãos estadunidenses que era lançado de uma catapulta). Era homem culto, de notórios charme e boas maneiras. Há quem credite ao mesmo a invenção do relógio de pulso, encomendado a seu amigo Cartier para que pudesse facilmente cronometrar seus experimentos aeronáuticos sem desgrudar dos controles.
Dedicou sua vida à ciência e o fez por amor a seus ideais. Nunca registrou patente de suas invenções e encorajava que outros replicassem e ampliassem seus modelos. Era um idealista e como todos os idealistas, altruístas e bem-intencionados, viu suas invenções serem subvertidas e utilizadas contra seus ideais pacífico-progressistas.
Tentou inúmeras vezes interceder – sem sucesso – junto aos organismos internacionais para que o avião não fosse usado como arma de guerra. Debilitado pela esclerose, suicidou-se durante um ataque aéreo ao campo de marte em São Paulo, desgostoso por ver brasileiros usando sua invenção para atacar outros brasileiros na revolução constitucionalista de 1932. Não deixou descendentes (esta frase tem também um sentido figurado intencional).
O pior brasileiro de todos os tempos? Essa é difícil, existem tantos! A gente de cara pensa em político mas para cada político brasileiro que teve uma atitude prejudicial conhecida existem pelo menos outros dois políticos brasileiros que tiveram pelo menos outras duas atitudes muito piores que a gente não ficou sabendo.
Eu tentei, tentei, tentei mas não consegui achar um brasileiro que pudesse ser ruim a ponto de suplantar a todos os outros brasileiros ruins e ganhar o título. Vou coletivizar a culpa e vou eleger o pior ato político brasileiro da história na minha opinião, responsabilizando todos aqueles que contribuíram para o que foi o maior tiro no pé da história econômica e política brasileira: a Política Nacional de Informática “carinhosamente” conhecida como Reserva de informática.
A reserva que impediu a importação e não incentivou a produção de tecnologia durante anos só começou a cair com o governo Collor (que hoje parece santo perto do que vemos por aí). Sua sombra até hoje se faz presente numa indústria em que incidem impostos absurdos sobre produtos de primeira necessidade e de consumo que não têm concorrentes nacionais.
Agora meus indicados para continuar o MEME do psycho (e aprenderem a usar o recurso de trackback do wordpress linkando para este artigo e para o original do psychopenguin)
Comente de volta!