Seguindo minhas matérias sobre gerenciamento de projetos gostaria de comentar alguns softwares livres e serviços gratuitos para ajudá-lo na tarefa de se organizar e realizar suas metas e cronogramas.
Tenho muito interesse em metodologias ágeis pela simplicidade e pela facilidade de implantação, principalmente em times que têm pouca ou nenhuma experiência em um projeto gerenciado. Regras simples e poucos papéis significam que a curva de aprendizado da metodologia não atrapalhará. Uma metodologia precisa economizar mais tempo do que consome a burocracia que ela introduz, ou não faz o menor sentido.
E é por isso que sou fã de SCRUM e de GTD (uso para minha produtividade pessoal), a simplicidade da metodologia mostra seus resultados quase de imediato. Seguindo a linha do “menos é mais” gostaria de comentar uma ferramenta muito simples e prática: o Taskfreak, que tenho experimentado para me ajudar a gerenciar a lista de tarefas de algumas tarefas domésticas e projetos pessoais, inclusive meu projeto de férias na itália.
Agora vamos dar uma olhada no taskfreak:
O taskfreak é um sistema escrito em php+mysql. Tem uma interface AJAX simples e agradável e vem em dois sabores: single e multi user. Eis um exemplo do que se encontra após a tela de login na versão 0.6.1 multiuser:
Essa é a visão resumida das tarefas. Algumas das minhas atuais tarefas estão listadas ali, principalmente as das tarefas relativas às minhas viagens.
A ordem das tarefas listadas é alterada clicando no cabeçalho de cada coluna. As duas primeiras mostram prioridades (em ordem numérica e código de cor) e o contexto da tarefa (Trabalho, Casa, Internet, Reunião, etc). O que eu achei mais interessante foi a estrutura de comentários nas tarefas (coluna 7) e a praticidade de se alterar o status de uma tarefa em 5 possíveis (0%,20%,40%,60%,80% e 100%) ao marcar uma tarefa 100% completa ela automaticamente sai da lista de pendências.
Nesta tela vemos os detalhes de uma tarefa, como o histórico de alterações de status e as abas de comentários (um rico histórico e discussão pode ser criado por um time ali) e a descrição da tarefa.
Não há muito mais o que mostrar do task freak. Ele é feito para ser simples, apesar de possuir uma arquitetura extensível através de plugins que ampliam sua funcionalidade básica, adicionando notificações e outras características interessantes, a simplicidade é seu atrativo principal. Tudo está sempre à mão. É agradável olhar para ele, bem organizado e bonito. O único problema que vejo é que não existe (ao menos ainda) a possibilidade de se encadear tarefas. Dependências entre tarefas e uma exibição do status global de um projeto e de seus deadlines através de um diagrama de Gantt são ferramentas básicas e fundamentais, ao menos para mim.
Do jeito que está, o taskfreak é ao meu ver perfeito para organizar um conjunto não muito grande de tarefas, por exemplo, tarefas dentro de um sprint em um projeto gerido por SCRUM por exemplo (se você tiver disciplina e coragem para quebrar a tradição e abandonar o quadro de post-its). Eu até sinto falta de características mais sofisticadas ao usá-lo, mas não consigo abandoná-lo pela forma prática e elegante como organiza o amontoado de tarefas desconexas que acumulamos todos os dias. Como mesmo dentro de uma simples tarefa em um projeto acumulamos pendências, o taskfreak tem também um grande valor para a organização e produtividade pessoal dentro de um time.
Ótimo complemento, vale a pena experimentar.
Comente de volta!