Vibe Coding e Sucesso

Quer saber como ter mais sucesso criando produtos com ferramentas como Lovable, Bolt, Replit? As seguintes dicas ajudam a criar documentos para apoiar a criação de prompts. Eles também servem como contexto para as ferramentas e ajudam a manter o agente jogando dentro do tabuleiro.

Ao final, uma dica bônus muito valiosa.

▫️Divida o projeto em partes menores.

Um erro comum é fazer uma descrição muito superficial e partir para a implementação. Ao invés disso, estruture seu projeto em etapas, Isso reduz a possibilidade de confusão do Agente de IA e permite corrigir erros cedo, antes que se acumulem e comprometam seu projeto.

▫️ Crie especificações claras para cada funcionalidade.

O conceito de PRD (Product Requirement Document) é um excelente ponto de partida. Descreva comportamento esperado e situações de exceção, seja claro no que deve ser feito e também no que NÃO deve ser feito, assim o Agente de IA terá contexto para referência durante toda a implementação.

▫️Apoie-se no Agente de IA para refinar sua especificação com as decisões técnicas necessárias.

Apresente os PRDs iniciais para o Agente de IA e peça que ele aponte ambiguidades e informações que faltam para criar uma especificação técnica. Esse “Refinamento Técnico” vai ajudar o Agente de IA a não se perder com as diferentes alternativas de Implementação na hora de criar o código.

▫️Pense no modelo de dados

Descreva os dados a serem tratados: quais as principais entidades, atributos e regras de validação. Aqui também é importante repassar a especificação para o Agente de IA refinar e apontar ambiguidades e informação faltante.

▫️Especifique comportamentos de Interface e Jornadas.

Elabore descrições claras sobre a interface cada tela que você pretende criar, incluindo descrições da lógica e interações esperadas em cada uma das etapas definidas anteriormente.

▫️Inicie o desenvolvimento com base nas especificações.

Com um bom conjunto de especificações dos limites do produto, requisitos (funcionais e não funcionais) e modelos de dados o Agente de IA tem mais insumos para atuar em cada etapa. Você está pronto para produzir código.

Importante: O plano inicial dificlmente vale durante todo o projeto, ele serve para declarar o melhor contexto possível sobre o que Agente de IA vai começar a construir. O trabalho do Agente de IA não é determinístico e será necessário fazer ajustes e tomar decisões que são impossíveis de prever no início do projeto. Trade-offs importantes serão descobertos em cada fase, continue o refinamento do plano a cada etapa com o Agente de IA e corrija a rota se necessário.

Agora que estamos prontos para “vibe codar” um protótipo/produto com maiores chances de sucesso, a dica Bônus:

❔ Como melhorar suas chances de sucesso em um projeto com desenvolvedores humanos?

📝 Releia o texto acima trocando “Agente de IA” por “Time de Desenvolvimento” 😉


Publicado

em

por

Comentários

Comente de volta!