25 Anos do meu Guia de Unix

Capa Original do Guia de Unix

TLDR;
Estou relançando o Guia de UNIX em versão opensource para comemorar o 25o aniversário dele e o meu aniversário de 0x30 anos, duas idades “redondas” 🙂

Versão longa:

Em 2022 o Guia de Unix que escrevi e que foi editado pela Novatec completa 25 anos. Não é fácil chegar a 25 anos em tecnologia ainda sendo útil. Essa longevidade se deve ao design do Unix e sua filosofia, um conjunto de princípios lógicos sólidos que evoluiu muito bem desde sua concepção no final dos anos 60 e praticamente determinou o que se espera de um sistema multitarefa, multiusuário de uso geral até os dias de hoje.

Mas em 1997 o Linux era um sistema operacional que estava apenas começando a abocanhar fatias de mercado. Mercado esse que era pleno de versões comerciais e interpretações próprias do que ser um sistema UNIX significava. Em cada uma das dezenas de implementações comerciais você encontrava conjuntos de comandos diferentes por default, e mesmo quando um comando estava presente, frequentemente os parâmetros eram diferentes, adicionando à confusão.

Este guia nasceu com o propósito de apresentar os comandos que estavam presentes na maior parte dos unices disponíveis e para cada um deles o conjunto comum de parâmetros, bem como observações sobre as diferentes implementações quando relevante.

Eu lancei dois guias pela novatec em 1997, o de UNIX e o de Linux. O de Linux tinha conteúdo similar, expandido com aquilo que era particular aos comandos e opções extendidas do pacote GNU. Ele vendeu 10x mais do que o de Unix e sou muito grato pelo período em que fiquei na lista dos mais vendidos, mas meu coração sempre esteve com o guia de UNIX, que representou um trabalho imenso de pesquisa e que para mim, concentrava a maior utilidade por página quadrada.

E é justamente por isso que pedi o OK da Novatec (obrigado pessoal!) para relançá-lo como um projeto opensource no github e com versões em múltiplos formatos sob uma licença de distribuição livre (Creative Commons Attribution v4.0)

A versão que estou liberando agora é uma versão alfa, ainda com erros provenientes do OCR e de formatação, mas está bom o bastante para ser útil. Convido a todos a me ajudarem com a revisão (afinal, é open source!). Vou ajustar até ter uma “versão 1.0” fiel ao conteúdo original e depois vou abrir uma nova branch para atualizá-lo para o mundo de 2022.

Página do projeto: https://unix.macan.eng.br
GitHub: https://github.com/eduardomacan/unix


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “25 Anos do meu Guia de Unix”

  1. Avatar de Marlon Nunes
    Marlon Nunes

    Parabéns (atrasado) !!!
    Eu havia adquirido o guia de comandos Linux, em uma palestra sua em Maceió (1999 se não me engano).
    Vou olhar essa do UNIX. Hoje em dia, só tem FreeBSD na minha máquina 🙂

Comente de volta!